Vantagem importante, mas podia ser maior (Cruzeiro 2 x 1 Flamengo – Copa do Brasil 2013)


Vantagem importante, mas podia ser maior (Cruzeiro 2 x 1 Flamengo - Copa do Brasil 2013) - Fotos: Vipcomm - Cruzeiro Esportes Clube

O Cruzeiro fez o que era de se esperar e venceu a partida diante do Flamengo.

A competição agora é a Copa do Brasil e deve ser jogada de maneira diferente do Brasileiro. Aqui, são jogos de cento e oitenta minutos, nesse caso, noventa já cumpridos e o Cruzeiro obteve uma vitória importante por 2 x 1.

Não é a vantagem dos sonhos do time e dos torcedores, mas é uma vantagem. Ocorreu de importante a estreia do Júlio Batista, o que falaremos com mais detalhes a seguir.

O JOGO:

No geral, houve amplo domínio cruzeirense durante toda partida, com alguns lampejos de atividade ofensiva do Flamengo. O jogador ex-cruzeirense e atacante do Flamengo ao sair para o intervalo cobrou do seu próprio time um pouco mais de agressividade no ataque. Mas o domínio celeste era evidente, tão evidente que o gol adversário foi praticamente um presente entregue de bandeja pelo zagueiro Dedé.

[Vídeo] Os gols e os melhores momentos de Cruzeiro 2 x 1 Flamengo pela Copa do Brasil 2013

PRIMEIRO TEMPO:

Como sempre, jogando no Mineirão, o Cruzeiro toma as ações da partida e impõe um início de jogo em que o Flamengo praticamente apenas assistiu à partida. O Cruzeiro determina o ritmo do jogo até que aos 22’ o Willian recebe um passe na cara do gol e é calçado, mas a penalidade é ignorada pelo árbitro da partida. O atacante Willian, como foi um dos últimos a chegar, destoa do grupo errando muitos, quase todos os passes tentados, mas seu pífio primeiro tempo é salvo pelo gol de quem acredita sempre na jogada aos 28’. Aos 30’ um susto, Everton Ribeiro começa a mancar, mas aparentemente não é nada sério e continua o jogo. Na última chance do Cruzeiro no primeiro tempo, ele praticamente recua a bola para o goleiro rubro-negro Filipe.

Em resumo, o primeiro tempo é pautado por muitos erros de passe do Cruzeiro e a perda de oportunidades de despachar de uma vez o frágil time do Flamengo e ainda por um pênalti claro em Willian não marcado pelo juiz.

SEGUNDO TEMPO:

Começa o segundo tempo e o Mano adianta a marcação do Flamengo o que prende o Cruzeiro em seu campo até os 6’. Com muita movimentação o Cruzeiro consegue fugir da marcação adversária e em uma blitz sobre o Urubu o Borges mete uma bola na trave.

A competência do Cruzeiro é premiada com um golaço do Everton Ribeiro o que poderia facilmente lhe render a primeira placa do novo Mineirão. Em uma bela trama com Ricardo Goulart o camisa 17 do Cruzeiro invade a área e em seu dia de presidente, aplica um chapéu no zagueiro emendando um sem pulo fantástico para ampliar o placar. A partir daí, o Cruzeiro domina completamente a partida até aos 21’ quando Marcelo resolve lança a campo a estreia de “La Bestia. Júlio Baptista envergando a camisa 10 entra em campo, mas seu debutar com a camisa celeste não é o que a torcida esperava. Lento e visivelmente fora de ritmo sua entrada permite que o meio campo azul seja mais facilmente envolvido e o Flamengo cresce na partida. Até que em uma falha bisonha do zagueiro Dedé, o rubro-negro sai do zero, o que lhe permitirá jogar apenas por um placar simples na segunda partida. A partir daí o Cruzeiro tenta sem sucesso ampliar sua vantagem, mas a trave e a má pontaria, mais uma vez, nos impedem um resultado que poderia ser mais favorável. Ainda houve tempo para a entrada de Luan e Vinícius Araújo que pouco produziram.

PONTOS POSITIVOS:

– a boa movimentação da equipe e as variações de jogadas;

– a distribuição de gols entre os vários jogadores, hoje foi a vez do Willian;

– a solidez da defesa (primeiro tempo)

PONTOS NEGATIVOS:

Poderia discorrer sobre vários, mas apenas vou elencar:

– os muitos e frequentes erros de passe;

– a falta de entrosamento do Willian, que ainda é nítida;

– a falha escalafobética do Dedé, que poderá custar muito caro ao Cruzeiro.

Só para acrescentar, acho que o Marcelo errou feio, mais uma vez nas substituições. A entrada do Luan, matou de vez o bom futebol que o time apresentava. Eu teria entrado com o Martinuccio.

FICHA TÉCNICA:

CRUZEIRO 2 X 1 FLAMENGO

Motivo: 8ª’s de final da Copa do Brasil

Data: 21/08/2013 (quarta)

Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG

Árbitro: Marcelo Aparecido R de Souza

Assistentes: Bruno Boschilia e Anderson José de Moraes Coelho

CRUZEIRO

Fábio, Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Souza, Ricardo Goulart (Luan) e Everton Ribeiro; Willian(Júlio Baptista) e Borges(Vinicius Araujo)

Técnico: Marcelo Oliveira

FLAMENGO

Felipe; Luis Antônio, Chicão, Gonzalez e André Santos; Elias, Gabriel (João Paulo), Samir; Fernando (Carlos Eduardo), Marcelo Moreno.

Técnico: Mano Menezes

O Cruzeiro agora tem compromisso sábado (24/08) próximo contra a Ponte Preta pelo Brasileirão, em Campinas às 18h30.

Até lá China Azul, nós estamos sempre #FechadosComOCruzeiro. Nossa Torcida, Nossa Força!