Um Camisa Nove Para a Orquestra do Cruzeiro, Por Favor!


Tem cantor que vive em busca da batida perfeita. Tem coração apaixonado que bate forte e acelerado, amando um time de futebol; tem a percussão, que marca o batido e o ritmo inconfundível do samba  e de diversos outros ritmos musicais. E, claro, tem também, equipes esportivas que, no quesito contratações, estão em um ritmo “beeeeem” devagar. Como o Cruzeiro, por exemplo. 

Mesmo tendo um grupo de jogadores que está acostumado a atuar junto há tempos, o que tem sido uma das “desculpas” dadas pela diretoria azul celeste para a falta de movimentação e contratações, o time do Barro Preto possui carências importantes em algumas posições do campo. A maior delas, e a que será abordada neste texto, se refere ao camisa 9, o matador nato. Aquele atacante finalizador que, por diversas vezes, em várias campanhas memoráveis feitas pelo Cruzeiro, esteve presente nas grandes áreas e à frente dos goleiros adversários. Como foram, há tempos, Tostão, Palhinha, Dirceu Lopes. E, mais “recentemente”, Marcelo Ramos, Fábio Júnior, Deivid, Aristizábal, Fred, Marcelo Moreno, Kleber, além de outros que não foram mencionados, claro!  Pegaremos o gancho da especulação criada em torno do nome de David Trezeguet, atacante campeão do mundo pela seleção Francesa, em 1998, que teria sido oferecido ao Cruzeiro, por meio de empresários.

Trezeguet - Foto: Divulgação/InternetMuitos boatos correm pelos bastidores do esporte, pela imprensa e, principalmente, nas redes sociais, onde a força da torcida azul é bem grande. (Twitter, Orkut, Facebook, etc.). Muitos nomes já foram amplamente especulados, como Rafael Moura, o retorno de Kléber Gladiador e do meu xará, Guilherme, revelado pela base do clube. Boato, realmente é o que não falta e, agora, mais um nome surge para aumentar a lista do MERCADÃO DA ESPECULAÇÃO.

Trezeguet é ex-jogador do Mônaco e se destacou, também, na Juventus, da cidade de Turim, na Itália. Por lá, até hoje, é ídolo. E, conforme foi dito em diversos veículos de imprensa (impressos, rádios, TV, etc.), teria sido oferecido ao Cruzeiro. A diretoria afirma o contato, porém usa o famoso jargão da presidência azul, dizendo que é um ótimo jogador, mas que está “fora da realidade financeira do clube.”

O que chamou a atenção foi a grande movimentação da torcida, que acontece desde o último domingo (9/01/2011). “Em off”, vários “torcedores ilustres” já tinham conhecimento desse fato. Quando falo torcedores ilustres, menciono aqueles que são “ativistas – redes sociais” – ou seja, que sempre estão interagindo com os internautas cruzeirenses e possuem conhecimento, tanto de bastidores do clube quanto das negociações que estão em andamento.

Assim, a polêmica começou a ditar o ritmo e chegou a tomar conta dos TT’s Brasil, no Twitter.

Sobre essa “cogitada” vinda de TREZEGUET para o Cruzeiro, conversei com alguns torcedores. Perguntei a eles o que pensavam sobre o fato e quais seriam “os ganhos” que, possivelmente, o Cruzeiro poderia ter com esse jogador no elenco. Acompanhe as respostas:

João Henrique Castro (@jhfcastro), historiador e colunista do site Guerreiro dos Gramados.

“Não sou dos mais empolgados com a possibilidade da contratação do Trezeguet, mas mediante as circunstâncias apresentadas até aqui, pode ser que eu mude de ideia. Para começar, ao que parece, o francês não pediu um salário astronômico (ganharia menos que o Kléber, por exemplo) e sua chegada seria, sem dúvida, um evento de grande impacto. Trezeguet seria daqueles jogadores para vender camisa e que colocariam medo nos rivais, só pelo fato de estar em campo. São estes, sem sombra de dúvida, os pontos mais positivos da sua vinda.

Só fico receoso se Trezeguet seria um jogador dedicado e comprometido com o Cruzeiro, se não causaria uma fogueira de vaidades e se, ainda, teria a qualidade técnica dos velhos tempos. Não dá para responder estas perguntas. Sou favorável a vinda do jogador porque o Cruzeiro precisa de uma referência no ataque e faltam opções no mercado. A diretoria só não pode fazer loucuras como alto salário e contrato longo, porque pode não dar certo. É uma aposta e, como tal, envolve alguns riscos. Nestas horas, a inteligência para negociar e um pouco de prudência, são fundamentais”. 

Fábio de Freitas Monteiro (@biofa), jornalista.

“Um craque de renome como o Trezeguet pode ser muito útil para o Cruzeiro. Além de ser infinitamente melhor que o Wellington Paulista, nosso atacante de área, é um jogador que pode trazer retorno financeiro para o clube. Fala-se muito na tal ‘crise financeira’ do Cruzeiro. Para afastar esse papo ou mesmo para começar a reverter este assunto, é necessário um trabalho de marketing. Trezeguet, com certeza, é um jogador que, por si só, é sinônimo de retorno. Afinal de contas, qual torcedor não vai querer ir a campo para ver um campeão mundial reconhecido mundialmente? Sem falar nas crianças que o terão como ídolo. Basta o departamento de marketing trabalhar para que o clube tenha retorno fora de campo. Dentro de campo é com o jogador. Se não der retorno, a resposta virá rapidamente da arquibancada. Mas, para isso, ele tem que vir, né! Aí, são outros 500”

Leonardo Bastos Rodrigues (@leobrodrigues), jornalista.

“Caso ela realmente se concretize, acho uma boa à vinda do Trezeguet. Ele não tem a mesma velocidade de antes, mas na área, com certeza, é bem melhor que os atletas que já estão em nosso plantel! E outra, em termos de marketing, também seria fantástico. Isso, não só para o Cruzeiro, mas, para o futebol brasileiro, que seria “manchetado”, mais uma vez, em todo o mundo!”

A ausência de um jogador de frente, que tenha o potencial para definir jogos importantes, de fato, é sentida no Cruzeiro. Boa parte dos torcedores já está impaciente, querendo maior movimentação da direção do clube. Alguns mais exaltados contestam o trabalho de Dimas Fonseca à frente da diretoria de futebol do clube. O que é, sim, evidente, é o que todo mundo não cansa de dizer. “Os maestros da orquestra celeste, Montillo, Roger e Gilberto, precisam de um companheiro inteligente, um atacante que brigue com os zagueiros, que se faça e seja presente dentro da grande área. A contratação desse atleta é necessária, seja ele ou não, Trezeguet, para fazer com que o coro azul volte à ativa. Ta na hora de contratar um “matador”, para que o grito de gol arranque berros ensurdecedores do gogó da multidão, da China Azul.

O Cruzeiro precisa de um camisa nove que jogue por música! Que jogue de acordo com o batido e ritmo de Cuca e seus comandados.

Acorda diretoria!