Título do Internacional na Libertadores reduz número de vagas para o próximo ano via Brasileirão


Muito se especulou sobre quais seriam os critérios para definir os classificados para a próxima edição da Libertadores após a Conmebol definir que o campeão da Sul-Americana ganharia o direito de disputar a principal competição sul-americana no ano seguinte.

Em entrevista coletiva realizada na manhã da última quarta-feira, o diretor executivo da Conmebol, Eduardo Deluca, confirmou que o campeão da edição 2010 da Libertadores “roubaria” uma das vagas destinadas ao seu país, o que aconteceu com a conquista do Internacional, abrindo a vaga de campeão da Libertadores para o campeão da Sul-Americana.

Assim sendo, o Brasil terá 5 representantes na Libertadores 2011, salvo a possibilidade de uma equipe brasileira conquistar a Sul-Americana, o que abriria uma 6ª vaga para o país, assim como acontecia anteriomente a decisão de dar uma vaga para o campeão da Sul-Americana.

Com Santos e Internacional já classificados para a edição do ano que vem, a única forma do Cruzeiro conquistar uma das vagas para a Libertadores agora é terminar entre os três primeiros colocados do Brasileirão. Todavia, será possível uma vaga mesmo terminando em quarto, quinto ou sexto, desde que à frente estejam Santos, Inter e/ou o campeão da Copa Sul-Americana.