Superior Tribunal de Injustiça Desportiva


Salve Guerreiros! Estou preocupado. Entendo que as confusões ocorridas no clássico entre as torcidas de Cruzeiro e do código de barras foram sérias, mas não consigo entender que o Cruzeiro seja punido por uma ação orquestrada e amplamente divulgada em redes sociais com o intento de prejudicar a Raposa.

Como o mando de campo era Celeste, bandidos disfarçados de torcedores travestidos com a camisa do Atlético-MG tiveram a brilhante ideia de cavar uma punição ao líder do brasileirão pelo fato de o regulamento prever punição ao clube que manda o jogo.

Mas, sabem Guerreiros, aquela expressão usada pra dizer que a intenção deu ruim, “o tiro saiu pela culatra”, então, em parte isso ocorreu. O Cruzeiro recebeu sim uma punição de um mando de campo e multa de 50 mil Reais.

O que os bandidos não contavam, eram com duas punições muito severas que foram impostas pelo Ministério Público às torcidas organizadas (Galoucura, Pavilhão Independente e Máfia Azul) com 6 meses de banimento dos estádios, e pelo próprio STJD aos Clubes, penas essas que foram rigorosamente iguais a ambos já citadas no parágrafo anterior.

STJD-500x350

Lembram que iniciei o texto dizendo-me preocupado? Pois é! Minha preocupação é com o precedente muito perigoso aberto por esse caso. Já pensou se vira moda torcidas adversárias armarem-se até os dentes e provocar casos de violência apenas para que os rivais sejam punidos?

Então Sr. STJD, como os Srs vão se virar nessa questão? Os Srs erraram! Se apenas uma torcida provocou todos os atos de selvageria, apenas tais e suas agremiações é que deveriam ser punidas. Na humilde opinião deste colunista, há Justiça não foi servida. Cometeu-se uma injustiça ao premiar os canalhas autores dos atos exatamente com o que eles queriam, punir o único time que tem se preocupado em apresentar o melhor futebol.

Uma injustiça foi cometida! O que o Cruzeiro tem feito e representado é o que há de melhor no futebol brasileiro. Não merecia ser privado de sua apaixonada torcida, nem ela de seu apaixonante futebol por causa da má intenção de torcedores, ou deveria dizer bandidos em punir o time que mais se aproxima de vencer o campeonato!

Não lhes chamo mais de STJD, sim de STID: Superior Tribunal de Injustiça Desportiva.

Por: Álvaro Reis Júnior