Semi-final do Campeonato Mineiro 2011: Jogo a Jogo


 Salve nação celeste! Neste fim de semana Cruzeiro, Atlético e os Américas de Belo Horizonte e Teófilo Otoni entram em campo na briga por uma vaga na final do Campeonato Mineiro.

Como de costume, aqui no Guerreiro dos Gramados você pode conferir uma breve apresentação dos jogos destacando os pontos principais de cada equipe e a expectativa despertada por cada duelo.

Cruzeiro X América de Teófilo Otoni e Atlético X América de Belo Horizonte são os enfrentamentos desta fase semi-final. Vamos a análise destas partidas.

Semi-final 1: Cruzeiro (1º) X América de Teófilo Otoni (4º)

Cruzeiro: Campanha na 1ª fase: 28 pontos. 9 V, 1 E, 1 D. 29 gols marcados e 8 gols sofridos. Saldo de 21. 

                Competição paralela: Classificado para as oitavas-de-final da Libertadores como melhor primeiro colocado da fase de grupos.

                Destaque: Montillo

                Artilheiro: Thiago Ribeiro com 8 gols.

América de Teófilo Otoni: Campanha na 1ª fase: 21 pontos. 6 V, 3 E, 2D. 23 gols marcados e 18 gols sofridos. Saldo de 5. 

                Competição paralela: Não disputa.

                Destaque: Jonathas Obina

                Artilheiro: Jonatas Obina com 10 gols

Confronto na primeira fase: América 1 X 2 Cruzeiro pela 5ª rodada

Análise: O América de Teófilo Otoni é a grande surpresa do Campeonato Mineiro 2011. Campeã do Interior, a equipe do Norte de Minas se apresentou como um time difícil de ser batido em seus domínios, mas expôs sua fragilidade quando foi goleado pelo Atlético na última rodada na fase de classificação.

Já garantido na Série D do Brasileirão, o Dragão pode até sonhar em complicar a vida celeste e tentar se aproveitar do empenho do time cinco estrelas em vencer a Libertadores (O Cruzeiro viaja para a Colômbia no intervalo do primeiro para o segundo jogo), mas não tem força para surpreender caso o Cruzeiro apresente o seu melhor.

Palpite: Cruzeiro

Semi-final 2: Atlético (2º) X América de Belo Horizonte  (3º)

Atlético: Campanha na 1ª fase: 26 pontos. 8 V, 2 E, 1 D. 32 gols marcados e 15 gols sofridos. Saldo de 17. 

               Competição Paralela: Eliminado pelo Grêmio Prudente na 2ª fase da Copa do Brasil.

               Destaque: Magno Alves.

               Artilheiro: Magno Alves com 9 gols.

América de Belo Horizonte: Campanha na 1ª fase: 23 pontos. 7 V, 2 E, 2 D. 25 gols marcados e 17 gols sofridos. Saldo de 8. 

               Competição Paralela: Não disputa.

               Destaque: Fábio Júnior. 

               Artilheiro: Fábio Júnior com 12 gols.

Confronto na primeira fase: Atlético 1 X 2 América pela 5ª rodada

Análise: O confronto mais equilibrado das semi-finais reúne duas equipes que confiam em seus artillheiros para minimizar os problemas coletivos que vem enfrentando.

Magno Alves, de um lado, e Fábio Júnior, do outro, são, respectivamente, as esperanças de Atlético e América de superar o rival no clássico e de caminhar para a grande final. Desvantagem atleticana que não poderá contar com seu principal atacante na primeira partida, pois o jogador sofreu uma lesão na coxa direita e está vetado.

Se a ausência de Magno Alves auxilia o América, é necessário destacar que, ao contrário da primeira semi-final, não existe um grande favorito neste duelo. Todavia a vantagem de dois resultados iguais pode pesar para o lado alvinegro e dá um leve favoritismo para o Atlético. Nada, no entanto, que o Coelho não possa superar e não será nenhuma zebra caso o América avance para a final.

Palpite: Atlético.