Revelando as contas: Não é hora de desistir


Salve nação celeste! Péssimo resultado para o Cruzeiro. Essa frase sintetiza o que significou a derrota para o Fluminense em pleno Mineirão. Com tal derrota, o Cruzeiro perdeu a chance de entrar no G-4 e de reduzir a vantagem para os líderes do campeonato na luta pelo título.  Por outro lado, os outros resultados da rodada permitiram que o Cruzeiro seguisse pensando até em terminar o campeonato na primeira posição. 

O empate do Palmeiras aumentou em apenas 1 ponto a distância do Cruzeiro para a liderança e a derrota para o Inter, somada a vitória do Flamengo, aumentou em 2 pontos a distância para o G-4 que segue sendo alcançável já na próxima rodada, embora eu acredite ser mais interessante que o Flamengo roube pontos do Atlético-MG que, ao lado do São Paulo, foram os mais beneficiados pela rodada.

A derrota celeste, no entanto, fez com que todos nossos objetivos ficassem mais difíceis. Faltando 15 pontos em disputa, o Cruzeiro precisa descontar 7 pontos com relação ao Palmeiras e ao São Paulo, 5 com relação ao Atlético-MG, 3 com relação ao Flamengo e 1 com relação ao Internacional. A missão é tão espinhosa que, mesmo que o Cruzeiro vença todas suas últimas 5 partidas, terá apenas 55,7% de chances de ser campeão.

Já a Libertadores ainda está no horizonte do nosso clube. Para chegar à principal competição continental o Cruzeiro precisa ultrapassar dois dos adversários citados acima, o que já pode acontecer na próxima rodada caso o Inter não vença o Barueri, o Flamengo perca para o Atlético-MG e o Cruzeiro faça sua parte e vença o Sport. A pontuação chave para garantir a vaga era de 65 pontos, mas o Cruzeiro não pode mais fazer precisamente esta pontuação.

Trabalhamos agora com a expectativa de 64 pontos, o que daria ao Cruzeiro 99,2% de possibilidades de comemorar o retorno a competição internacional. Para chegar a este número o Cruzeiro precisa.

Pontuação atual = 51 pontos

2 vitórias em 2 jogos no Mineirão = 6 pontos

2 vitórias e 1 empate fora de casa = 7 pontos

51 + 6 + 7 = 64 pontos

É bem provável que o número final seja menor do que esse, mas este é ideal para não depender de praticamente ninguém. Como se vê, a busca pelos nossos objetivos se complicou após o tropeço em pleno Mineirão. Ou a reação vem já contra o Sport ou as coisas se complicarão de uma forma ainda mais severa.

Distância para o líder: Antes da rodada: 6 pontos.

Depois da rodada: 7 pontos.

Distância para o G-4: Antes da rodada: 1 pontos

Depois da rodada: 2 pontos.

Estatísticas segundo o site chance de gol:

Chances de título: 5,0%(rodada anterior). 0,7% (atual). O time com mais chances é o Palmeiras com 42,1%.

Classificação para a Libertadores: 52,0% (rodada anterior). 24,5% (atual). O time com mais chances é o São Paulo com 95,4%.

Classificação para a Sul-Americana: 48,0% (rodada anterior). 75,5% (atual). O time com mais chance é o Ava com 96,8%.