Revelando as contas: A Reação é para já


Salve nação celeste! Terminada a 17ª rodada do Brasileirão é hora de refazer as contas do campeonato. O caminho do título e do G4 ficou ainda mais complicado depois da derrota para o Atlético-PR no Mineirão.  As sucessivas expulsões e os últimos resultados desanimam a torcida celeste e falar em título neste momento é pretenção demais. 

Revelando as contas: A Reação é para jáReconheço esta dificuldade, mas enquanto houver chances matemáticas, o GDG manterá as contas em dia. Se o título ficar impossível, objetivaremos a Libertadores, se a mesma não puder ser alcançada, o melhor lugar possível na tabela. Assim sendo, as contas acompanharão cada rodada independente do que for possível para o Cruzeiro chegar no campeonato.

A coluna não fará contas pelo rebaixamento por uma razão simples. Série B não faz parte da realidade Azul. Pode parecer puro orgulho, mas isso tem a ver com a qualificação do elenco celeste. A não ser que exista um tremendo corpo mole no grupo, não faz o menor sentido um elenco com a qualidade do Cruzeiro brigar para não cair. Vamos as contas.

O Cruzeiro está em meio a seguinte trinca de jogos: Grêmio, Atlético-PR e Coritiba. Ficou traçado na coluna passada que a pontuação mínima que o clube poderia ter a cada trinca de jogos seria de 6 pontos. Após as derrotas para Grêmio e Atlético-PR, a missão ficou impossível. Para a trinca não ser desperdiçada, a vitória sobre o Coritiba, que já era obrigação antes da partida contra o Furacão, agora passa a ser quase que uma questão de sobrevivência.

Caso o Cruzeiro vença o Coritiba, o clube atingirá 20 pontos. A partir daí, se abrirá uma nova trinca de jogos: Santos (C), Flamengo (F) e Náutico (C).

Para atingir os 76 pontos que o São Paulo obteve na temporada passada, pontuação alvo para o título, o Cruzeiro terá que ter o seguinte desempenho no restante do campeonato, faltando 21 jogos: 18 V, 2 E, 1 D. Convenhamos, praticamente impossível.

Pontuação até o momento = 17 pontos

Vencer o Coritiba = 3 pontos

4 sequências de 3 vitórias = 36 pontos

2 sequências de 2 vitórias e 1 empate = 14 pontos

1 sequência de 2 vitórias e 1 derrota = 6 pontos

Só uma sequência como a do São Paulo, que ficou 18 jogos sem perder no campeonato passado, levaria o Cruzeiro a atingir tal pontuação. Ao longo do campeonato, porém, é possível que a pontuação alvo diminua. Mas só reagindo imediatamente será possível sonhar com grandes feitos ainda neste campeonato.

Curiosidades:

Distância para o líder: Antes do início da rodada: 16 pontos (Cruzeiro tem 1 partida a menos)

                                     Após a rodada: 17 pontos (Cruzeiro tem 1 partida a menos)

Distância para o G-4: Antes do início da rodada: 10 pontos

                                   Após a rodada: 10 pontos (mas o 4º colocado, Internacional, agora tem 1 partida a menos que o Cruzeiro

Estatísticas segundo o site chance de gol:

Chances de Título: 0,01% (o time com mais chances é o Palmeiras com 32,9%)

Classificação para a Libertadores: 0,7% (o time com mais chances é o Goiás com 90,3%)

Classificação para a Sul-Americana: 42,6% (o time com mais chances é o Avaí com 79,0%)

Rebaixamento para a Série B: 21,7% (o time com mais chances é o Náutico com 86,2%)