Rápido & Rasteiro: Dificuldade contra retrancas


FOI BOM, MAS MUITO BOM MESMO, não escrever a coluna logo após a derrota de domingo. Até que o time começou o jogo bem, tentando sufocar os adversários, mas faltou capricho nas finalizações. Uma estratégia dessas, para dar bom resultado, desmontar esquemas retrancados, tem que ser seguida de, em primeiro lugar, acerto nos passes e, mais do que nunca, capricho nas finalizações.

INFELIZMENTE FALTOU, PRINCIPALMENTE, isso no jogo contra o “poderoso” Vitória, da Bahia. Aliás, não é de hoje que o Cruzeiro, independentemente de quem o esteja treinando, apresenta dificuldade ao enfrentar retrancas, times pequenos, ou até mesmo grandes, que adotam essa estratégia para, jogando como pequenos, lograr grandes resultados.

E NÃO FOI NADA MAIS DO QUE isso o que aconteceu no domingo, que estava caminhando bem demais, principalmente depois que os adversários domésticos amargaram a décima derrota na competição, em 15 rodadas. O Cruzeiro, jogando em Minas, não digo mais em casa, pois a casa da Raposa é a Toca da Raposa III, e não qualquer campinho de futebol pelo interior do Estado, tem que se impor.

SE ELE ESTÁ SE IMPONDO COMO VISITANTE, por que essa, agora, de  tropeçar em retrancas. Todos estão literalmente carecas de saber, principalmente eu, que as retrancas são combatidas com jogadas pelas laterais. Os antigos pontas, hoje alas, têm jogar bem abertos, forçando a saída dos marcadores, indo à linha de fundo e cruzar a bola para trás, de preferência, na cabeça da grande área, para o arremate de nossos atacantes, de frente, pegando os defensores de costa.

É DIFÍCIL FAZER ISSO…??? ACREDITO que não, mas não posso dizer o mesmo em relação ao Cruzeiro. O pior de tudo é que tentou, tentou, tentou e se cansou, passando a afunilar as jogadas, embolando o ataque, facilitando a marcação do Vitória. Será que, pelo menos um dia, teremos um treinador que consiga que nossos jogadores executem isso, de forma simples e objetiva…??? Ainda vou assistir, se Deus o permitir.

UM TREINADOR TEM BOA INTENÇÃO,  mas está cometendo, guardadas as devidas proporções, o mesmo erro do treinador dos adversários: põe os novatos para treinarem em jogos oficiais e acaba faltando o necessário entrosamento. Foi assim com Edcarlos, que deu certo na sua estréia, mas agora está fazendo água, com Montillo e Jones, para ficar apenas nesses.

JOGADOR PODE SE SAIR BEM em treinos, mas uma coisa é atuar nessas condições, sem responsabilidade nem a pressão da necessidade do acerto e da torcida, outra muito mais diferente em jogo oficial, valendo três pontos, com jogadores que também necessitam pontuar. Portanto, Cuca, o melhor a fazer é manter a base do time e promover a estréia dos novatos aos poucos. Se com jogadores que já estão no clube há mais tempo já está complicado, com os recém-chegados as coisas pioram a olhos vistos. Cuca, volto a repetir, não dê uma de Adílson Batista, muito mais ao enfrentá-lo amanhã. Pelo amor de Deus…!!!

SOBRE A DERROTA DOS ADVERSÁRIOS para a “Piabinha Famosa”, sou obrigado a questionar a choradeira geral pelo penal marcado pelo “soprador-de-latinha-cabeça-de-ovo”. Primeiro, cabe ao soprador interpretar se houve ou não toque de mão na área. Alguém aí é capaz de dizer que a bola não tocou na mão do zagueiro…??? Segundo, o próprio zagueiro é suspeito para dizer que não cometeu o penal, ou a bola não bateu em seu braço…???

PARA FINALIZAR, AS IMAGENS SÃO CLARAS, e as mesmas com toda certeza avistada pelo soprador-de-latinha: o zagueiro está plantado no interior da grande área, portando sendo desnecessário abrir os braços para manter o equilíbrio, quer dizer, os braços não têm função anatômica e estão destacados o corpo, na possibilidade de aumentar sua área de influência. Independentemente disso tudo, só pelos dois gols irregulares na partida anterior, que não foram comentados pelos emplumados-cacarejantes, foi penal mesmo pois, volto a repetir, o zagueiro está literalmente com as asas abertas.

AGORA O MELHOR DE TUDO, o fato de o treinador deles assumir que perdeu a paciência e dá razão ao sofredor cacarejante. Luxa, não fosse o grandioso projeto do TSQQT, de cair para a Segundona agora e tentar o bi no ano que vem, qualquer treinadorzinho já teria caído na quarta derrota…!!! Você tem seis de vantagem…!!! Olha a Segundona aí, geeeeeeeeeeeennnnnnte…!!!