“Quem ama o feio, bonito lhe parece” (Cruzeiro 1 x 1 Atlético PR – Copa do Brasil 8ª de final)


Salve, guerreiros!

Que saudade estava do Cruzeiro, e de vocês, é claro! Depois de mais de um mês estamos de volta com a difícil missão de assistir e analisar o Cruzeiro de Mano Menezes. Aliás, analisar é fácil, osso mesmo é perder noventa minutos da minha vida com as apresentações patéticas que este time vem fazendo. Mas, fica pior! Mano está satisfeito. Feliz com seu time que toma 60% de posse de bola dentro de casa. Alegre com um time que chutou no gol apenas duas vezes na primeira etapa. Contente com um time que não ataca, não busca, como dizia um narrador famoso, o “gol, o grande momento do futebol”. Há alguns meses, ao responder um repórter mineiro, afirmou que o “Campeonato não é por gols marcados, sim por pontos corridos”. Esse senhor que ontem e hoje cobrou a participação da torcida parece não entender a relação simbiótica que time e torcida precisam ter. Se um vibra, o outro também. Se o time está morto em campo, mata a torcida também. É assim que funciona, Mano. Se vossa alteza não consegue entender isso, nos fazendo assistir a apresentações medíocres  como a desta segunda, não tem direito algum de cobrar. Entendo que vossa magnificência, do alto de seu soberano trono de quem sabe tudo, prima o “não tomar gols”, mas, a torcida celeste não está acostumada a times assim. Enfim, vossa soberania é que sabe das coisas, e, nós reles mortais apenas precisamos apoiar qualquer coisa que venha do campo. Assim, fica evidente o dito popular que intitula a coluna: Quem ama o feio, bonito lhe parece.

O Jogo

Não vou gastar tempo demasiado aqui, pois não há muito a descrever. Um time apático, defensivo ao extremo, dependendo de lampejos de suas principais peças. Tomou 60% de posse de bola em casa, entretanto, a solidez defensiva tão priorizada funciona, Fábio foi exigido poucas vezes. O problema é que do meio para frente, não há nada. Não tem velocidade, não tem jogadas de ultrapassagens, não tem tabelas, não há trocas rápidas de passe, em resumo, o Cruzeiro não é ameaçado, mas, também não assusta ninguém. O gol celeste veio em um rápido contra-ataque, natural pelo fato do time paranaense estar em desvantagem e se abrir. Cedeu ao Cruzeiro  espaços preciosos, mas, o time celeste não consegue aproveitar nada do meio para a frente.

Tomou um empate em jogada que nasceu irregular. Graças a Deus a CBF vai disponibilizar o VAR à partir das quartas-de-final. Pode ser muito importante para um time que faz poucos gols não sofrer empates como o de ontem, e como o “pênalti” assinalado a favor do Corinthians no amistoso da semana passada. Entretanto, isso não diminui o demérito do time de Mano de não matar o jogo nas chances cedidas pelo time paranaense com seu ímpeto ofensivo em busca de seu resultado.

Só uma coisa a comemorar, a classificação. Guerreiro de ouro para De Arrascaeta pelo gol. Guerreiro de lata para Mano Menezes pela sua postura em relação à torcida. 45 mil guerreiros em uma segunda-feira não é para qualquer um. Parabéns pelo feito, China Azul.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 1 X 1 ATLÉTICO-PR
Motivo: Jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
Data: 16/07/2018 (segunda-feira)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Público pagante: 39.784
Público presente: 44.443
Renda: R$ 638.477,00
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Gols: De Arrascaeta (Cruzeiro) aos 40 minutos do segundo tempo e Bergson (Atlético-PR) aos 46 do segundo tempo
Cruzeiro: Fábio; Edilson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Rafinha (Robinho), Thiago Neves (Raniel) e De Arrascaeta; Rafael Sóbis (David). Técnico: Mano Menezes
Atlético-PR: Santos; Jonathan (Bergson), Thiago Heleno, Paulo André e Renan Lodi; Bruno Guimarães, Lucho González (Marcinho) e Rossetto; Nikão, Raphael Veiga (Guilherme) e Pablo. Técnico: Tiago Nunes
Cartões amarelos: Thiago Neves e Raniel (Cruzeiro); Bruno Guimarães e Renan (Atlético-PR)

Próximo desafio da Raposa será contra o América na quinta-feira. Dia de lotar de novo o Mineirão a despeito do futebol ruim do time. A partida será ás 19:30h. Até lá, China Azul.

Guerreiro dos Gramados. Nossa torcida, nossa força!

Por: Álvaro Jr