Pré-jogo: Vitória X Cruzeiro (Só os 3 pontos interessam)


Salve nação celeste! Chega de perder as chances de subir na tabela. Tantos tropeços custaram ao Cruzeiro o desperdício de oportunidades claras de assumir a liderança e a situação atual exige que o time celeste tenha que secar os rivais além de vencer suas partidas.

Em um domingo no qual os rivais terão partidas complicadas o Cruzeirotem o dever de fazer sua parte para recuperar força na briga pelo caneco e, no mínimo, manter a pressão sobre Fluminense e Corinthians.

As últimas atuações geraram dúvidas sobre a melhor formação para entrar em campo contra os rivais e nenhum dos substitutos do Wellington Paulista convenceu a torcida e o técnico Cuca de que merecia a titularidade enquanto o atacante não se recupera.

A insatisfação se tornou tão forte que Cuca cogita lançar Thiago Ribeiro isolado no ataque e entrar com Gil compondo uma zaga com três zagueiros. Cautela que me parece exagera demais para enfrentar um adversário que entrará em campo desfalcado e precisando da vitória para se afastar da zona de rebaixamento.

O Vitória não contará com 4 opções para a zaga e terá que recorrer ao júnior Gabriel Paulista e ao volante improvisado Jonas para formar o setor defensivo. Além disso, o atacante Júnior, artilheiro dos baianos no campeonato e autor do gol da vitória sobre o Cruzeiro no 1º Turno, também desfalca a equipe que, com certeza, sentirá a sua ausência.

Por tudo isso não há sentido nenhum em respeitar demais o Vitória neste domingo, independente da formação que iniciar a partida. Sem contar com Fabrício, suspenso, o time deve manter apenas dois volantes no meio e, mesmo que atue com 3 zagueiros,o Cruzeiro tem a obrigação de buscar o controle da partida e resgatar o bom futebol que andou faltando nas últimas partidas. Assim, com certeza, recuperá a confiança da torcida e a moral para as 4 partidas que restarão ao final desta rodada, mesmo que a liderança não sejareconquistada já neste fim-de-semana.

Vitória: Viáfara; Nino Paraíba, Jonas, Gabriel Paulista e Egidio; Uelliton, Ricardo Conceição, Bida e Ramon; Adailton e Kleber Pereira. Téc: Antônio Lopes.

Cruzeiro: Fábio, Edcarlos, Leo e Gil (Robert); Jonathan, Marquinhos Paraná, Henrique, Gilberto e Diego Renan; Montillo e Thiago Ribeiro. Téc: Cuca.

Curiosidade da partida: Todas as equipes do país sempre encontram dificuldade ao enfrentar o Vitória com mando de campo baiano, mas o Cruzeiro é uma das equipes com melhor desempenho nesta circunstância, mesmo que ainda em desvantagem.

Emdoze jogos, o Cruzeiro venceutrês partidas e o Vitória cinco,além dequatro empates. O Cruzeiro marcou 19 gols e sofreu outros 23.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.