Pré-jogo: Vitória X Cruzeiro (Para recuperar o caminho da vitória)


Salve nação celeste! O Cruzeiro tem neste domingo uma dura missão pelo Campeonato Brasileiro. Vencer o Vitória no Barradão para revitalizar o sonho de grandes conquistas neste campeonato, afinal de contas, o Cruzeiro não pode ficar se dando ao luxo de perder pontos neste campeonato.

A partida é uma nova chance para o Cruzeiro mudar da metade da tabela do Brasileirão. Caso vença, o time celeste pode chegar até a 9ª colocação e reduzir um pouco a distância para o líder e para o G-4 dependendo dos resultados. Mas o time precisa fazer sua parte em primeiro lugar. De nada adianta os adversários colaborarem se o Cruzeiro não fizer sua parte.

Nossa tarefa foi faciltada com os dois desfalques da equipe baiana por força contratual. Apodi e Leandro Domingues, ambos jogadores celestes emprestados ao Vitória e principais destaques da equipe no campeonato não podem enfrentar o Cruzeiro. Além do fato de bons jogadores ficarem de fora, o Cruzeiro ainda conta com a vantagem de o Vitória perder o entrosamento, fundamental para as boas atuações do time no Barradão.

O Cruzeiro, no entanto, também sofrerá com importantes desfalques para esta partida. Fábio e Kléber ficam fora por causa de lesões e Wellington Paulista é dúvida. De qualquer forma, Rômulo foi relacionado para a partida com o objetivo de evitar que o ataque seja formando apenas por jogadores velozes, mas pouco operantes nas finalizações como na partida contra o Botafogo da última quinta-feira.

Que o Cruzeiro tenha uma atuação melhor do que contra o Botafogo e traga os três pontos. A vitória nesta partida dará um importante gás para os difíceis confrontos que virão nas próximas rodadas em que enfrentaremos São Paulo, Internacional e Palmeiras em sequência. Vencendo e convencendo neste domingo, o Cruzeiro mostrará aos próximos rivais que tem tudo para seguir subindo na tabela e que não será isca fácil para os times do topo.

Vitória: Gléguer; Nilo, Wallace, Ânderson Martins e Leandro; Wellington, Wanderson, Jackson e Ramon Menezes; Neto Berola e Roger. Téc: Wágner Mancini.

Cruzeiro: Andrey (Rafael); Jancarlos, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Fabinho e Gilberto; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista (Rômulo). Téc: Adílson Batista.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Vitória se enfrentaram 11 vezescom mando de campobaiano peloCampeonato Brasileiro.

O retrospecto do confronto mostra como é difícil derrotar oLeão em seus domínios. Foram apenas3 vitórias do Cruzeiro contra 3 empates e 5 vitórias dos baianos, com o Cruzeiro tendo marcado 16 gols e sofrido 20.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.