Pré-jogo: Vasco x Cruzeiro (Não descolar do G-6)


O Cruzeiro: deu um passo importante para a conquista do Hexacampeonato da Copa do Brasil e de uma vaga na próxima Copa Libertadores, mas, como não dá para comemorar de véspera, o time celeste precisa vencer o Vasco neste domingo em São Januário para não se distanciar do grupo dos seis primeiros colocados.

A vitória do Santos sobre o Corinthians neste sábado, por exemplo, consolidou a necessidade de vencer os dois jogos a menos que o time paulista para retomar a sétima colocação. E, ainda que com time alternativo, a Raposa precisará do triunfo no Rio de Janeiro para não se complicar na briga.

Com a proximidade da decisão nacional, no entanto, os titulares ficaram em Belo Horizonte para atividades visando o duelo decisivo em Itaquera na próxima quarta-feira. Sassá, que tenta efeito suspensivo para ficar a disposição para a decisão da Copa do Brasil, deve começar no banco de reservas.

O Vasco: briga mais um ano para escapar da zona de rebaixamento e precisa da vitória para não correr o risco de voltar ao Z-4 nesta rodada.

Com cinco jogos de invencibilidade, ainda que apenas uma vitória nesta sequência, a equipe cruzmaltina tem melhorado seus números defensivos, mas ainda tem uma das piores defesas da competição. O que abre espaço para o Cruzeiro buscar a vitória, mesmo com time alternativo.

Leandro Castán e Raul voltam a ficar a disposição do treinador Alberto Valentim para fortalecer a defesa. Na linha de frente, Andrés Rios e Máxi López seguem como opções na busca pelos gols.

Vasco: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Luiz Gustavo, Leandro Castán e Ramon; Raul, Andrey, Fabrício, Henrique e Andrés Ríos; Maxi López. Téc: Alberto Valentim.

Cruzeiro: Rafael; Ezequiel, Cacá, Murilo e Patrick Brey; Lucas Silva e Bruno Silva; Rafael Sobis, Mancuello e David; Fred. Téc: Mano Menezes.

Horário e Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ). Domingo, 14 de Outubro de 2018 às 16:00.

Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Arbitragem: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP), auxiliado por Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP).

Transmissão: PFC e TV Globo para RJ, MG, ES, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF.

Retrospecto:  Cruzeiro e Vasco se enfrentaram 29 vezes pelo Campeonato Brasileiro com mando de campo vascaíno e a Raposa busca se isolar na dianteira do retrospecto neste domingo.

Foram 10 vitórias do time celeste, 8 empates e 10 vitórias cruzmaltinas. Nos gols marcados, o time celeste já leva vantagem: 40 contra 35 dos cruzmaltinos.

Por: João Henrique Castro