Pré-jogo: Vasco X Cruzeiro (Fundamental seguir vencendo)


Salve nação celeste! A vitória sobre o Corinthians não foi conquistada com um belo futebol, mas os três pontos estão na tabela e ajudaram o Cruzeiro a chegar ao grupo dos classificados para Libertadores. Neste sábado, tudo que a torcida celeste deseja é mais um passo rumo a briga pelo título, independente da forma que ele seja dado.

O retorno de Jonathana equipe na última quarta-feira deu a equipe uma nova jogada e algumas tabelas interessantes foram criadas entre ele e Montillo. Acometido de uma febre, no entanto, Jonathan se tornou uma dúvida. Caso não jogue, nova chance para Rômulo mostrar que merece vestir a camisa cruzeirense, o que ficou devendo nos últimos jogos.

Ao que parece, Cuca pretende lançar o Cruzeiro mais uma vez com três zagueiros. A defesa de fato se encaixou neste sistema e o time não perdeu poder de fogo com a presença de mais um jogador na linha defensiva. Esta alternativa parece ser ainda mais viável quando pensamos que o ponto forte do adversário deste sábado é justamente a presença de um quarteto ofensivo perigoso composto por Felipe, Carlos Alberto, Zé Roberto e Éder Luís.

Se o Vasco dispõe de jogadores de habilidade na linha frontal, não se pode dizer o mesmo de seu sistema defensivo, especialmente porque sua zaga não pode contar que os armadores e atacantes vascaínos cumpram plenamente o papel de dar o primeiro combate. A chave para uma vitória celeste está em adiantar a marcação e permitir que os volantes se apresentem ao ataque e não permitam a ligação entre a defesa e o ataque vascaíno. Cumprindo a risca esta tarefa, o Cruzeiro tem tudo para crescer um pouco mais na tabela e derrubar a invencibilidade vascaína pós-Copa do Mundo.

Vasco: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Fernando e Irrazábal; Rafael Carioca, Nílton, Felipe e Carlos Alberto; Zé Roberto e Éder Luís. Téc: PC Gusmão.

Cruzeiro: Fábio; Gil, Caçapa e Edcarlos; Jonathan (Rômulo); Fabrício, Henrique, Montillo e Everton; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Téc: Cuca.

Curiosidade da partida: Foram realizados 20 confrontos entre Cruzeiro e Vasco pelo Campeonato Brasileiro com mando de campo da equipe cruzmaltina.

Com 9 derrotas, 6 empates e 5 vitórias, o Cruzeiro leva desvantagem neste cenário. O time celeste marcou 22 gols e sofreu 29.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.