Pré-jogo: Uberaba X Cruzeiro (Para domar o Zebu)


Salve nação celeste! Cruzeiro e Uberaba estão longe de fazer um clássico do futebol mineiro, mas as declarações do presidente do clube e da imprensa uberabense após o empate na primeira partida serviram para aflorar os ânimos de quem acompanha o time celeste.

Entre acusações de soberba do Cruzeiro na primeira partida e de favorecimento da arbitragem, os uberabenses se encorajam para esta segunda partida e muitos pensam ser possível eliminar o Cruzeiro. De fato, embora a vantagem seja do Cruzeiro, basta que a equipe do Uberaba vença para conseguir a vaga. No entanto, para conseguir tal feito, o time vermelho terá que ter uma postura bem diferente da mantida no Mineirão, ou seja, terá que atacar.

Caso o Uberaba cumpra esta proposta, o Cruzeiro terá espaços para mostrar seu futebol e conseguir um bom resultado. A sensação deixada pelo time na primeira partida gerou desconfiança e essa só será apagada com uma bela atuação. A torcida celeste acredita e apoia, mas os descuidos do primeiro jogo não podem se repetir.

A saída de Caçapa da zaga abre espaço para a entrada de Gil que, no entanto, não transmite mais tranquilidade aos torcedores do que o antigo titular. Diego Renan segue de fora e Fernandinho deve ser titular mais uma vez. No meio, Fabinho deve voltar a equipe em virtude da suspensão de Pedro Ken.

O Uberaba, por sua vez, reclama que perdeu três jogadores por suspensão para esta partida, mas contará com o retorno dos seus principais artilheiros na competição. Rafael Ipuã deve começar como titular, enquanto André Nascimento fica no banco.

Uberaba: Fernando; Ednei, Rodrigão Paulista e Felipe; Ivonaldo, Balduíno, Danilo Goiano, Thiago Marin e Rogério; Rafael Ipuã e Douglas. Téc: Marcos Birigui.

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Fernandinho; Fabinho, Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto; T. Ribeiro e Kléber. Téc: Adílson Batista.

Curiosidade da partida: A última ida do Cruzeiro ao Uberabão terminou em empate. Na primeira fase do Mineiro de 2009, Uberaba e Cruzeiro empataram por 2 a 2. Vale a pena lembrar que este resultado, no entanto, é suficiente para o Cruzeiro.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.