Pré-jogo: Uberaba X Cruzeiro (Em busca de uma fase final mais tranquila e de mais um recorde)


Salve nação celeste! O Cruzeiro enfrenta o Uberaba neste domingo pela última rodada da fase classificatória com um objetivo em mente. Garantir o primeiro lugar e todas as vantagens possíveis para a fase final da competição.

Sem poder contar com Victorino, Thiago Ribeiro, Leandro Guerreiro, Gilberto e Roger,o Cruzeiro não poderá contar com a força máxima para a partida, mas nem por isso deixa de ser o grande favorito para o duelo.

O Uberaba, já eliminado e sem chances de classificação para a Série D ou de ser rebaixado, não é o tipo de adversário que deve oferecer resistência. A equipe do Triângulo até teve alguns poucos bons momentos na competição, mas vem de uma goleada sofrida para o Ipatinga, ex-lanterna e que ainda não tinha vencido no estadual.

Ao Cruzeiro cabe se impôr em campo e não permitir que a partida se complique. A excelente atuação contra o Estudiantes elevou a moral do grupo, mas nada disso adianta se o time se esquecer de jogar o que sabe neste domingo. A pena de um eventual tropeço é uma fase final mais complicada, entretanto, o time deve estar mais do que ciente disso.

A solução é vencer e comemorar, ou seja, repetir mais uma vezo que o Cruzeiro já está se acostumando a fazer nesta temporada.

Uberaba: Fernando; Rômulo, Rodrigão, Felipe Nogueira e Bruno Campos; Balduino, Gustavo, Gabriel e Cristiano Brasília; Marcinho e Cadu. Téc: Nenê Berlamino.

Cruzeiro: Fábio; Pablo, Gil, Leo e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Henrique, Everton e Montillo; Wallyson e Ortigoza. Téc: Cuca.

Curiosidade da partida: A partida deste domingo vale mais do que a liderança para o Cruzeiro.

Uma vitória transformará o time cinco estrelas no dono da melhor campanha na fase classificatória do Mineiro desde que o campeonato passou a ser disputado nesta fórmula e com 12 equipes, pois o Cruzeiro será o primeiro time a alcançar os 28 pontos desde 2005.

Um empate também garante ao Cruzeiro esta marca, mas no saldo de gols e dependendo do Atlético não conseguir uma impossível vitória por 9 gols sobre o América de Teófilo Ottoni.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.