Pré-jogo: Tupi X Cruzeiro (Hora de assumir a liderança para nunca mais largar)


Salve nação celeste! Cruzeiro e Tupi se enfrentarão em plena quarta-feira de cinzas em partida antecipada da oitava rodada do Campeonato Mineiro.

O interesse da televisão obriga as duas equipes a se enfrentarem logo após o carnaval, mas o que poderia ser ruim só se transforma em ótimas notícias caso o Cruzeiro cumpra o seu papel e vença o duelo de logo mais.

A partida desta quarta-feira colocará o time cinco estrelas com uma partida a mais do que os adversários pela ponta da tabela, mas também poderá conferir ao Cruzeiro a liderança isolada da competição e a possibilidade de enfrentar o América, até o momento o líder de fato, com a primeira colocação em mãos, ou seja, assumindo a liderança hoje, o Cruzeiro só dependerá dele mesmo para não deixá-la nunca mais.

Além disso, atuar agora é bem melhor do que ficar com um calendário apertado mais a frente quando os desafios irão ficar cada vez mais complicados. Para seguir com tranquilidade na missão de buscar a primeira colocação na fase classificatória do Mineiro, vencer hoje é tarefa fundamental.

Ciente disso o técnico Cuca resolveu atender ao apelo da torcida e deverá começar a partida com Thiago Ribeiro e Wallyson na frente. Os dois principais atacantes do time na temporada não vinham jogando juntos com a desculpa de ficar faltando um homemde área, mas a dificuldade de Wellington Paulista em cumprir tal função acabou abrindo espaço para que a dupla velocista pudesse ter a chance de atuar junta pela primeira vez como titular.

O Cruzeiro terá ainda novidades nas laterais, Rômulo no lugar do suspenso Pablo e Everton no lugar de Diego Renan, que fica no banco e não atravessa boa fase e também no meio-campo onde Leandro Guerreiro deve substituir Roger, machucado, e fazer com que o Cruzeiro volte a atuar com três volantes.

Já no Tupi a expectativa é de um bom resultado e de entrar de vez no G-4 da competição. Um empate bastaria para que o Galo Carijó atingisse esta meta, mas o discurso do treinador Leonardo Condé é de que a equipe juizforana pode mais.

O ideal, com certeza, é que o Tupi acredite nisso. Assim, irá para cima e oferecerá os espaços necessários para que o Cruzeiro consiga chegar ao gol adversário e consiga a vitória que faça o cruzeirense seguir curtindo feliz mesmo depois do carnaval.

Tupi: Rodrigo, Leonardo, Fabrício Soares, Paulo Roberto; Felipe Cordeiro, Assis, Marcel, Michel Cury e Claudinho Baiano; Michel e Yan. Téc: Leonardo Condé.

Cruzeiro: Fábio; Rômulo, Victorino, Gil e Éverton; Leandro Guerreiro, Henrique, Marquinhos Paraná e Montillo;Thiago Ribeiroe Wallyson. Téc: Cuca.

Curiosidade da partida: Vencer o Tupi em Juiz de Fora não é tarefa fácil e o último encontro entreas duas equipes mostra bemque o Cruzeiro não deve subestimar seu rival de logo mais.

Atuando com um time misto, o Cruzeiro foi surpreendido pelo Tupi no Campeonato Mineiro de 2010 e foi derrotado por 3 a 2 no estádio Jornalista Mário Helênio.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.