27 maio Pré-jogo: Santos x Cruzeiro (Operação Brasileirão)
O Cruzeiro: se prepara para arrancar no Brasileirão aproveitando a parada das competições eliminatórias até a Copa do Mundo e o primeiro desafio da série de seis jogos até o Mundial será o Santos no Pacaembu.
Com a derrota do Atlético-MG para o Flamengo no sábado, a Raposa pode, inclusive, encurtar a distância para a liderança em dois pontos nesta rodada. Mas o objetivo imediato é ao menos já acessar a metade de cima da classificação do torneio nacional.
A principal novidade da escalação deverá ser a presença de Edílson, voltando de lesão e reassumindo a lateral direita. Mas sem Rafinha, com dores no púbis, Arrascaeta, na seleção uruguaia, e Mancuello, suspenso, outra mudança deve ser a entrada de Rafael Sobis no time titular para compor o ataque junto com Sassá.
O Santos: vive uma situação delicada, apesar das classificações para as oitavas de final da Copa Libertadores e quartas de final da Copa do Brasil.
Com apenas duas vitórias no Brasileirão (uma nos últimos quatro jogos), o Peixe também decepcionou a torcida com o empate contra o Real Garcilaso na Vila Belmiro na última quinta-feira e convive com a pressão por melhores resultados, afim também de evitar entrar na zona de rebaixamento do Brasileirão.
Sem Vitor Bueno, lesionado, Jair Ventura deve usar o volante Renato no time titular e adotar uma postura mais cautelosa. Na frente, porém, o talento de Gabriel e do jovem Rodrygo são as esperanças de gols da equipe paulista.
Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Diego Pituca, Renato e Jean Mota; Eduardo Sasha, Rodrygo e Gabigol. Téc: Jair Pereira.
Cruzeiro: Fábio; Edilson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Robinho, Thiago Neves e Rafael Sobis; Sassá. Téc: Mano Menezes.
Horário e Local: Pacaembu, São Paulo (SP). Domingo, 27 de Maio de 2018 às 16:00.
Motivo: 7ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Arbitragem: Paulo Roberto Alves Junior (PR), auxiliado por Pedro Martinelli Christino (PR) e Luciano Roggenbaum (PR).
Transmissão: Globo (SP, MG, PE e Santos) e PFC. O Guerreiro dos Gramados acompanha a partida em tempo real em seu canal oficial no Facebook e, principalmente, no twitter @GdosGramados e publicará em suas redes o resultado do exame.
Retrospecto: Cruzeiro e Santos se enfrentaram cinco vezes no Pacaembu pelo Campeonato Brasileiro e o retrospecto é favorável ao time celeste.
Foram três vitórias da Raposa, um empate e apenas uma derrota. Nos gols marcados, 6 a 3 para a equipe cinco estrelas.
Por: João Henrique Castro