Pré-jogo: Santos X Cruzeiro (Neymar e cia no caminho pela taça)


Salve nação celeste! Cruzeiro e Santos se enfrentarão neste sábado pelo Brasileirão. Duelo complicado para o time celeste no caminho para a conquista do Brasileirão.

Apesar de ter sido derrotado pelo Santos no meio da semana, o Santos ainda não desistiu do campeonato. Ao menos este é o discurso dos jogadores que, após os títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, sonham em repetir o feito do Cruzeiro em 2003 e conquistar a Tríplice Coroa.

Tal objetivo, no entanto, praticamente foi esquecido nesta semana quando a crise Dorival Júnior X Neymar culminou na demissão do treinador. Para o Santos, vencer neste sábado significa passar uma borracha na crise e voltar à briga pela taça.

O Cruzeiro, entretanto, não tem nada a ver com isso. Invicto há 8 partidas, o time celeste só pensa em continuar a arrancada no Campeonato e seguir firme nas primeiras posições.

O técnico Cuca terá a sua disposição os retornos de Caçapa, Robert e Jonathan ao time, mas apenas o último deve ser titular. Por outro lado, Henrique e Léo estão fora do time e devem ser substituídos por Fabinho e Edcarlos.

A equipe santista, por sua vez,conta praticamente com força máxima para o confronto. Do time que enfrentou o Corinthians, apenas o lateral Pará ficará de fora, mas seu reserva, Danilo, é melhor que o titular na opinião de muitos comentaristas.

A ameaça maior vem do bom futebol de Neymar. A zaga celeste terá a missão de conter o ímpeto do atacante santista e permitir ao ataque celeste tranquilidade para definir a partida.

A preocupação com Neymar existe, mas não deve motivar uma postura defensiva do time cruzeirense. Não podemos esquecer que eles tem bons jogadores, mas nós também temos Montillo, Thiago Ribeiro, Fabrício…

Santos: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Roberto Brum, Arouca e Marquinhos; Zé Eduardo, Marcel e Neymar. Téc: Marcelo Martelotte.

Cruzeiro: Fábio, Jonathan, Edcarlos, Gil e Diego Renan; Fabrício, Fabinho (Elicarlos), Roger e Montillo; Thiago Ribeiro e Farías. Téc: Cuca.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Santos tem um histórico equilibrado em Campeonatos Brasileiros quando computados os duelos com mando de campo santista.

Em 23 partidas são 9 vitórias para cada lado, além de 5 empates. A vantagem do Santos se manifesta apenas no número de gols.Os paulistas marcaram 40 gols enquanto o Cruzeiro fez 31.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.