Pré-jogo: Rio Branco X Cruzeiro (É vencer ou vencer em Andradas)


Salve nação celeste invicta em 2009! Após os dois últimos “tropeços” no Mineiro, o Cruzeiro se recuperou na Libertadores e voltou a marcar gol e vencer. No entanto, na opinião de muitos (incluindo a minha), o time não convenceu. E é diante destas circunstâncias que o Cruzeiro tem um dos desafios mais complicados pelo Campeonato Mineiro amanhã. Enfrentar o Rio Branco que venceu todos os jogos em casa até aqui.

Villa Nova, Democrata, Uberaba e Social foram as equipes batidas pelo Azulão do Sul de Minas jogando no Parque do Azulão. Claro que nenhuma delas tem uma equipe próxima ao que o Cruzeiro pode demonstrar em campo quando os jogadores utilizam todo o seu potencial, mas, com certeza, estes resultados farão com que o Rio Branco acredite que possa vencer o jogo, tornando a equipe de Andradas um adversário perigoso.

Por outro lado, se o Rio Branco entrar em campo disposto a manter o 100% de aproveitamento em casa, o Cruzeiro deverá encontrar mais facilidades para entrar na defesa adversária do que nas últimas três retrancas que enfrentamos no Mineirão. Se o Cruzeiro voltar a jogar com a velocidade que o time tem e aproveitar destes espaços, dificilmente a equipe não voltará do Sul de Minas com os 3 pontos na bagagem.

Pontos que se tornarão obrigatórios diante dos últimos resultados no Mineiro, que deixaram com que Atlético-MG e Ituiutaba chegassem perto do Cruzeiro na liderança. Um tropeço amanhã pode empurrar o Cruzeiro para a 3ª colocação faltando apenas uma rodada para o fim. Seria injusto pelo plantel que temos a nossa disposição, mas que joga amanhã para provar que merece ser o líder do campeonato não só pela equipe no papel, mas pelo que faz dentro de campo.

Por essa obrigação de vencer acredito que o Cruzeiro colocará o que tem de melhor em campo. A época do fim do rodízio e das decisões, como Adílson definiu o mês de abril, já começa pela obrigação de vencer para não depender de resultados para assegurar a liderança. Não contaremos com Wágner, Thiago Ribeiro, os dois fora por três semanas, nem com Fernandinho, este por um bom tempo. Talvez Adílson tenha que poupar um ou outro jogador que entrou em campo na quarta-feira e que não esteja 100% fisicamente, caso de Sorín, mas, com certeza, teremos em campo contra o Rio Branco o melhor que o Adílson tiver a disposição. (Acabo de ver a provável escalação e parece que vamos de mistão novamente. Que os reservas demonstrem o porque de vestirem a camisa do Cruzeiro nesta partida e esquentem a disputa por posições).

Se temos desfalques, o Rio Branco também tem o que lamentar. Márcio Guerreiro, artilheiro do Rio Branco com 4 gols, cumpre suspensão e não enfrenta o Cruzeiro que não tem outra opção, a não ser buscar a vitória a qualquer custo em Andradas.

O Rio Branco deve ir a campo com: Glaysson, Rômulo, André Alves, Anderson e Márcio Loyola; Thiago Costa, Dudu Araxá, Fábio Gomes e Chimba; Anderson Antunes e Gil. Técnico: Paulo César Catanoce.

Já o Cruzeiro deve entrar com: Fábio, Jancarlos, Anderson, Leo Fortunato e Gerson Magrão; Elicarlos, Henrique, Ramires e Camilo; Soares e Kléber. Técnico: Adílson Batista.

Curiosidade da partida: No Mineiro do ano passado a equipe do Rio Branco, que terminou a competição em 7º lugar, foi a única a vencer o Cruzeiro durante a competição. Em pleno Mineirão, o Rio Branco venceu por 1 a 0, no famoso gol cambalhota sofrido por Andrey. Em Andradas, no entanto, o Cruzeiro não sabe o que é perder para o Rio Branco há mais de vinte anos. A última derrota para o Azulão na cidade de Andradas ocorreu em 1988, por 1 a 0, gol marcado por Caio Cambalhota. Pelo visto, cambalhota contra o Rio Branco é sinal de azar. Depois deste jogo, Cruzeiro e Rio Branco se enfrentaram pelo Mineiro em 10 ocasiões na cidade, com 4 vitórias celestes e 6 empates.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.