Pré-jogo: Palmeiras X Cruzeiro (Uma nova Raposa em busca da vitória)


O Cruzeiro: irá enfrentar o Palmeiras com uma postura diferente do que era costumeiro durante a era Joel Santana. Ao menos é isso que espera o torcedor cruzeirense e o que sugere o time escalado por Emerson Ávila nos treinamentos dos últimos dias.

Pré-jogo: Palmeiras X Cruzeiro (Uma nova Raposa em busca da vitória)Sem muito tempo para preparar o time, Ávila mostrou disposição em alterar o panorama da equipe, extremamente defensiva nos tempos de Joel, e montou uma equipe que, no papel, tem mais habilidade e capacidade de ameaçar o rival.

A perspectiva é animadora, mas o primeiro teste do novo Cruzeiro não será dos mais fáceis.

O Palmeiras: vem de uma acachapante derrota para o Botafogo na última rodada e busca, em casa, não perder contato com os líderes da competição.

O alviverde paulista está longe de ser exemplo de um elenco de qualidade, mas tem jogadores capazes de desquilibrar uma partida, como Marcos Assunção e o conhecido Kléber, além de ser uma equipe bem treinada, conforme a boa campanha no Brasileirão até este momento consegue provar.

Expectativa sobre o jogo: É difícil imaginar como o Cruzeiro vai se portar logo em sua primeira partida sob o comando de Emerson Ávila, mas não seria nada estranho se a Raposa conseguisse imprimir um bom volume de jogo desde o apito inicial.

O Palmeiras é uma das equipes mais dependentes da bola parada neste campeonato e não costuma realizar uma pressão sufocante sobre os adversários, mesmo quando atua em casa e, especialmente, quando não conta com Valdívia, a serviço da seleção chilena.

A Raposa tem condições de fazer uma partida de igual para igual e até mais recursos no meio-campo para manter a posse de bola durante o jogo. Tomando os devidos cuidados com os cruzamentos e chutes de Marcos Assunção e atentos a movimentação de Luan e Kléber na frente, o Cruzeiro pode muito bem conquistar os 3 pontos em São Paulo.

Escalações:

Palmeiras: Marcos; Cicinho, Leandro Amaro, Henrique e Gabriel Silva; Marcos Assunção, Márcio Araújo, Patrik e Luan; Kleber e Fernandão. Téc: Luiz Felipe Scolari

Cruzeiro: Rafael; Marquinhos Paraná, Leo, Naldo e Gabriel Araújo; Leandro Guerreiro, Charles, Gilberto e Roger; Montillo e Anselmo Ramon. Téc: Emerson Ávila

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS) auxiliado por Altemir Hausmann e Kléber Lúcio Gil

Horário e local: Pacaembu, São Paulo (SP). Domingo, 04 de setembro, às 16:00.

Competição: Campeonato Brasileiro, 21ª rodada

Retrospecto: Derrotar o Palmeiras em seus domínios não é tarefa das mais fáceis, mas o Cruzeiro pode se apoiar no retrospecto e se gabar de ser uma das equipes que mais vezes conseguiu esta tarefa.

Entre os participantes da Série A 2011, apenas o Santos derrotou o Palmeiras em partidas com mando alviverde mais vezes que o Cruzeiro.

A  Raposa disputou 23 partidas contra o Palmeiras nesta condição e o retrospecto de 6 vitórias, 6 empates e 11 derrotas, embora não seja favorável, mostra que triunfos na casa adversária não são tão raros para o time celeste.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.