Pré-jogo: New York Red Bulls X Cruzeiro (Despedida contra o detonador de gigantes)


Salve nação celeste! Desafio de primeiro nível para o Cruzeiro na noite desta sexta-feira. Após vencer o New England Revolution no início da excursão aos EUA, o time celeste tem agora a missão de bater o New York Red Bulls, o melhor time da Major League Soccer, o campeonato nacional estadunidense.

O desafio se torna ainda maior quando analisamos o retrospecto da equipe de Nova Iorque contra times estrangeiros nos últimos anos. Boca Juniors, Milan, Juventus e Santos foram derrotados recentemente pelo New York em excursões aos EUA. A alcunha de “detonador de gigantes” do adversário celeste confirma este bom retrospecto contra clubes de grande expressão no futebol mundial e deixam claro queo Cruzeiro não deve pensar que será uma partida fácil.

O New York Red Bulls é ainda a equipe que mais investe no futebol nos EUA. O principal destaque, em uma equipe repleta de estrangeiros, é o jogador colombiano Juan Pablo Angel, com passagem marcante pelo River Plate. Com planos ambiciosos de se legitimar como a maior equipe de futebol de seu país, o New York realiza estes amistosos justamente para testar a sua equipe em jogos de alto nível.

Para enfrentar os estadunidenses, o Cruzeiro deve repetir o time que venceu o New England Revolution pelo placar de 3 a 0, tendo em vista que a atuação com 3 atacantes agradou. Assim, Robert deve seguir entre os titulares e Marquinhos Paraná mais uma vez iniciar o duelo no banco.

New York Red Bulls: Bouna Coundoul; Danleigh Borman, Tim Ream, Carlos Mendes, e Chris Albright; Tony Tchani, Seth Stammler, Joel Lindpere e Sinisa Ubiparipovic; Juan Pablo Angel e John Wolyniec. Técnico: Hans Backe.

Cruzeiro: Rafael; Jonathan, Gil, Cláudio Caçapa e Diego Renan; Henrique, Fabrício e Roger; Robert, Wellington Paulista e Thiago Ribeiro: Técnico: Émerson Ávila.

Curiosidade da partida: A Arena Red Bull é palco das partidas do New York Red Bulls desde maio deste ano. Em 10 partidas, os rivais celestes perderam apenas duas. Entre os gigantes que caíram na Arena, estão o Santos e a Juventus.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.