Pré-jogo: Náutico X Cruzeiro (Para manter a distância)


O Cruzeiro: entrará em casa neste domingo já sabendo que precisará da vitória para evitar que o Grêmio consiga diminuir a vantagem celeste na liderança da competição, uma vez que os gaúchos venceram o Botafogo neste sábado e se consolidaram na vice-liderança da classificação.

 

É bem verdade que o Cruzeiro tem uma larga vantagem de pontos, mas a existência de um confronto direto com o Tricolor do Sul na 33ª rodada faz com que seja prudente manter a distância entre a pontuação das equipes o mais longe possível até lá. Neste sentido, ainda que um tropeço contra o Náutico não possa ser interpretado como um abalo na campanha, a importância de vencer o lanterna do campeonato aumenta, ao mesmo tempo que a responsabilidade e a atenção dos jogadores celestes com a partida também.

Sem Dedé e Egídio, suspensos, Marcelo Oliveira promoverá as entradas de Léo e Mayke, com Ceará remanejado para a lateral-esquerda, nesta partida. A equipe segue forte e apesar do respeito ao adversário, favorita para a vitória.

O Náutico: tem pouquíssimas chances de escapar do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, mas nas últimas rodadas conseguiu incomodar os adversários e ostentar a sua melhor sequência de resultados na competição.

Com 8 pontos conquistados nos últimos 12 e a marca de quatro jogos de invencibilidade e duas vitórias seguidas, o Timbu sugere um bom momento no torneio, mas é bom enfatizar que os resultados não foram obtidos com tanta segurança, a exceção da boa vitória sobre o Coritiba na última partida disputada na Arena Pernambuco, estádio que não tem o mesmo efeito caldeirão do antigo Estádio dos Aflitos.

Sem Maranhão e Martinez, suspensos, e o meia Tiago Real, lesionado, o Náutico perde ainda qualidade, embora outros jogadores estejam vivendo boa fase, caso especial do atacante Maicon Leite. Sem pressão, o Náutico pode assustar, mas a diferença de qualidade entre as equipes pesa a favor do Cruzeiro.

Náutico: Ricardo Berna; João Felipe, Leandro Amaro e Willian Alves; Dadá, Elicarlos, Derley, Morales e Bruno Collaço; Maikon Leite e Oliveira. Téc: Marcelo Martellote

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Léo, Bruno Rodrigo e Ceará; Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Borges. Téc: Marcelo Oliveira.

Horário e local: Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata (PE). Domingo, 06 de outubro de 2013 às 16:00

Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva, auxiliado por Edílson Frasão Pereira e Luis Cláudio Rodrigues da Costa

Motivo: Campeonato Brasileiro, 26ª rodada. 

Transmissão: PFC e Globo Minas. O Guerreiro dos Gramados faz o tempo real da partida pelo twitter @GdosGramados e em suas páginas oficiais no facebook e no google +.

Retrospecto: Vencer o Náutico em Pernambuco nunca foi fácil e prova disso é o retrospecto do duelo entre as equipes em partidas com mando de campo alvirubro pelo Campeonato Brasileiro.

Em 13 jogos, foram 9 vitórias do Náutico, 2 empates e apenas 2 vitórias celestes. A equipe pernambucana marcou 25 gols e sofreu apenas 10.