Pré-jogo: Grêmio X Cruzeiro (Vale a liderança do retorno e a afirmação no campeonato)


Salve nação celeste! Domingo de promessa de bom futebol no Estádio Olímpico de Porto Alegre. Lá Cruzeiro e Grêmio farão o duelo das duas melhores equipes do returno do Brasileirão.

Como se isso já não fosse motivo suficiente para atrair olhares para esta partida, será também a primeira vez que o time celeste defenderá a liderança da competição nesta temporada, motivo que levará o Brasil inteiro a acompanhar este confronto.

Se a batalha é dura nada melhor do que um exército reforçado. O Cruzeiro contará com os retornos de Léo, livre de suspensão, e de Gilberto, após longo tempo de inatividade, para derrotar os gaúchos, manter-se na liderança e assumir também a liderança da segunda metade do campeonato.

Nada de esperar, entretanto, um jogo fácil. Muitos dizem ser este o compromisso mais difícil do Cruzeiro na reta final do Brasileirão e eu tendo a concordar com tal afirmação. Derrotar o Grêmio em seus domínios nunca foi tarefa simples e o bom momento dos tricolores só reforça a dificuldade de tal tarefa.

O trabalho de Renato Gaúcho a frente do Grêmio deve ser reconhecido e o Cruzeiro tem muito com o que se preocupar. A defesa evoluiu e jogadores como Douglas e, principalmente, o artilheiro Jonas vivem ótima fase. Os recentes bons resultados fazem os gaúchos pensar em Libertadores e, com vitória, até em título.

Quem tem Montillo em grande fase, no entanto, não precisa se preocupar. Impondo seu futebol em um campo onde é possível jogar bola o Cruzeiro tem tudo para conseguir mais uma vitória e mostrar mais uma vez sua força na briga pela taça.

Grêmio: Victor, Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fabio Santos; Lucio, Vilson, Fábio Rochemback e Douglas; Jonas e André Lima (Júnior Viçosa). Téc: Renato Gaúcho.

Cruzeiro: Fábio, Jonathan, Léo, Edcarlos, Pablo; Fabrício, Marquinhos Paraná, Henrique, Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista.Téc: Cuca.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Grêmio se enfrentaram 17 vezes em Campeonatos Brasileiros com mando de campo gaúcho e o tricolor gaúcho leva uma pequena vantagem no retrospecto.

Foram 6 vitórias do Grêmio contra 4 do Cruzeiro além de 7 empates. Os gaúchos marcaram 19 gols e o Cruzeiro 13.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.