Pré-jogo: Grêmio x Cruzeiro (Retomar confiança)


O Cruzeiro: busca recuperar terreno no Brasileirão e quebrar a ingrata sequência de cinco jogos sem vitória pela competição.

Os dois pontos nos últimos quinze disputados praticamente tiraram a Raposa da briga pelo título nacional e afastaram o time celeste também do G-6. E é bom lembrar que mesmo apostando todas as fichas nos mata-matas, uma boa classificação no Brasileirão pode ser o caminho para a Libertadores 2019 caso não venha ao menos uma conquista nos torneios eliminatórios.

Com Edílson, Raniel e Rafael Sobis no departamento médico, o treinador Mano Menezes não terá também a presença dos poupados, em função do desgaste, Henrique e Dedé. Caberá a um time misto a missão de vencer na Arena.

O Grêmio: despediu-se da Copa do Brasil e está em desvantagem no duelo contra o Estudiantes pela Libertadores. A balança, porém, está invertida em relação ao desempenho celeste uma vez que é no Brasileirão, onde os gaúchos não perdem há cinco jogos e arrancaram na briga pelo título nacional.

Mirando ultrapassar o rival Internacional e, posteriormente, a liderança, o Grêmio certamente estará empenhando em campo nesta quarta-feira. Quebrar o jejum na competição, vencida pelo Tricolor pela última vez em 1995, certamente move os anseios da equipe e de sua torcida.

Contando com os retornos de Léo Moura e Maicon, Renato Portaluppi terá praticamente a força máxima de seu elenco a disposição. A exceção fica por conta da ausência de Marcelo Grohe, lesionado, que será substituído por Paulo Vítor.

Grêmio: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Jailson, Ramiro, Luan e Everton; Jael. Téc: Renato Portaluppi.

Cruzeiro: Fábio; Ezequiel, Manoel, Leo e Egídio; Lucas Romero e Lucas Silva (Ariel Cabral); Robinho, Thiago Neves e Arrascaeta; Barcos. Téc: Mano Menezes.

Horário e Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS). Quarta-feira, 22 de Agosto de 2018 às 21:45.

Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ), auxiliado por Michael Correa (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ).

Transmissão: Globo (MG e RS) e PFC.

Retrospecto: Superar o Grêmio fora de casa não é das tarefas mais simples para o Cruzeiro ao longo da história do Brasileirão.

Em 29 jogos nestas condições, a Raposa venceu 6, empatou 9 e foi derrotada em 14 ocasiões. O time celeste marcou 21 gols e sofreu 37.

Por: João Henrique Castro