Pré-jogo: Goiás X Cruzeiro (Chance de ouro no Serra Dourada)


Salve nação celeste! Todo cruzeirense ficou feliz com o fim da noite desta quarta-feira. As derrotas de Fluminense e Corinthians criaram um cenário ideal para que o Cruzeiro assuma a liderança do campeonato no próximo fim de semana.

Para conquistar este objetivo, o time cinco estrelas deve cumprir dois passos: Vencer o Fluminense no fim-de-semana é um deles, mas o primeiro passo tem que ser dado nesta quinta-feira. Vencer o Goiás.

O campeonato vai se aproximando da reta final e os adversários vão definindo seus objetivos na competição. O Goiás, por exemplo, briga para não cair efoi frequentador assíduo do Z-4 durante todo campeonato, mas isto não torna a partida fácil. Basta lembrar do exemplo do próprio Corinthians que conseguiu tropeçar no Atlético-MG nesta rodada.

O Cruzeiro deverá encarara partida com seriedade e aproveitar-se do desespero rival para fazer um bom jogo. Os retornos de Fabrício e Marquinhos Paraná qualificam e dão experiência ao meio-campo em uma partida cuja experiência será arma fundamental para conquistar uma vitória. Na lateral-direita Jonathan deve retornar ao posto de titular e será outra arma para derrotar os goianos.

O desespero fica por conta da presença de Robert no ataque. O jogador não convenceu com a camisa do Cruzeiro e Cuca não contará com ninguém no banco caso Robert não corresponda. Todavia, se a partida é uma chance de ouro para o Cruzeiro no Brasileirão, para Robert será uma oportunidade única de corresponder e mostrar que poderemos contar com ele na reta final da competição.

A equige goiana, por sua vez, virá com tudo para cima pois precisa da vitória para sonhar em sair do Z-4. Bernardo e Jones serãoos desfalques esmeraldinos, ambos por terem contrato com o Cruzeiro.O inconstante mais sempreperigoso Rafael Moura estará em campo e deverá ser marcado com atenção pelos atletas celestes.

A esperança de assumir a liderança no domingo estará nas mentes de todos amanhã. No entanto, vencer é crucial. A chance já tinha aparecido na rodada passada, mas o Cruzeiro não soube aproveitar. O raio caiu duas vezes no mesmo lugar e agora a vitória não pode, de jeito nenhum,escapar.

Goiás: Harlei, Valmir Lucas, Ernando e Marcão; Wendel Santos, Carlos Alberto, Wellington Monteiro, Marcelo Costa e Júnior; Rafael Moura e Felipe(Éverton Santos). Téc: Jorginho.

Cruzeiro: Fábio, Jonathan, Léo, Edcarlos e Everton; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Montillo; Thiago Ribeiro e Robert. Téc: Cuca.

Curiosidade da partida: Vencer o Goiás no Serra Dourada nunca foi fácil. O histórico de partidas entre Cruzeiro e Goiás com mando de campo goiano pelo Campeonato Brasileiro prova que a missão será bastante complicada.

Em 16 partidas, o Cruzeiro venceu apenas 3, empatou 5 e sofreu 8 derrotas. O time celeste marcou 11 gols e sofreu outros 22.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.