Pré-jogo: Fluminense X Cruzeiro (Hora de entrar no Brasileirão)


Salve nação celeste! 2 rodadas passadas e 5 pontos perdidos. Essa é a matemática do Cruzeiro no Brasileirão até aqui e que praticamente cria a obrigação de uma vitória sobre o Fluminense no Engenhão neste sábado.

Tudo bem que vencer o time das Laranjeiras no Rio de Janeiro não é tarefa fácil, mas os tropeços do início do campeonato exigem que o Cruzeiro vença jogos considerados difíceis para compensar e nada melhor do que uma vitória sobre o atual campeão nacional para começar uma arrancada.

É certo que o Fluminense não vem tendo uma temporada tão consistente quanto a última e que o Tricolor estará desfalcado de Fred, um dos seus principais jogadores. Todavia, os desfalques existem dos dois lados, afinal o Cruzeiro irá a campo sem Henrique, Fábio e Roger.

A ausência de três titulares permitiu que o técnico Cuca fizesse mistério ao longo da semana e a escalação celeste ainda é desconhecida. A princípio, porém, Cuca pensa em trazer Gilberto de volta ao meio de campo e sacar um dos atacantes já que a estratégia com três homens de frente não funcionou contra o Palmeiras.

Já o Fluminense tem como principal novidade a presença do auxiliar Leomir de Souza no banco de reservas no lugar do interino Enderson Modeira. O novo treinador não promoveu mudanças na equipe, mas prometeu ao longo da semana resgatar o poder ofensivo da equipe carioca.

A expectativa de todos é a de uma grande partida entre duas boas equipes, mas o torcedor cruzeirense espera mais do que isso. Jogar bem e bonito e não vencer não adianta e reagir no campeonato é fundamental. O Cruzeiro precisa dos 3 pontos e nada diferente disso será capaz de deixar feliz a torcida cinco estrelas.

Fluminense: Ricardo Berna; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Julio César; Edinho, Valência, Deco e Conca; Rodriguinho (Araújo) e Rafael Moura. Téc: Leomir de Souza.

Cruzeiro: Rafael; Marquinhos Paraná, Victorino, Gil e Everton; Leandro Guerreiro, Fabrício, Montillo e Gilberto; Thiago Ribeiro e Wallyson. Téc: Cuca.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Fluminense já se enfrentaram 23 vezes com mando de campo carioca e a vantagem é tricolor.

Foram 8 vitórias do Fluminense contra 5 do Cruzeiro, além de 10 empates. O Cruzeiro marcou 22 gols e sofreu outros 30 no duelo entre as equipes nesta condição.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.