Pré-jogo: Estudiantes X Cruzeiro (Para voltar a assombrar a Argentina)


Salve nação celeste! Cruzeiro e Estudiantes se enfrentam nesta quarta-feira no estádio mais moderno do continente em uma partida que os argentinos tentam transformar em um jogo com pouca coisa em campo.

Durante toda a semana a imprensa argentina minimizou a partida dizendo que valia muito pouco, uma vez que as duas equipes já estão classificadas e com posição definida.

Ledo engano, no entanto, de quem acredita nesta história. Para o Cruzeiro, muita coisa entra em campo e a esperança é de que a equipe esteja ciente disto.

Mais do queo primeiro lugar geral, a partida vale a volta da fama de La Bestia Negra a Argentina, muito forte nos anos 90, mas enfraquecida pelo desempenho no país nos últimos anos.

Desde 2008, oCruzeiro esteve na Argentina 5 vezes e não obteve uma vitória sequer. Os argentinos temem o Cruzeiro pois nas últimas 5 vezes que estiveram em Minas, perderam 3. Entretanto, o Cruzeiro precisa voltar a vencer em solo argentino para aumentar o temor que a camisa celeste impõe por aquelas bandas.

O Cruzeiro também precisa mostrar poder de força fora de casa. Por mais que ainda esteja invicto, o time cinco estrelas não convenceu em nenhuma das partidas no exterior. Nada melhor do que uma vitória na Argentina para mudar isso.

O Estudiantes subestimou a partida usando a partida, mas preparou um time forte que treinou junto por toda a semana. Ao Cruzeiro, que perdeu Montillo na articulação e Paraná na marcação, resta respeitar os adversários em campo e partir rumo a vitória para, assim, voltar a mostrar poder de fogo aos nossos vizinhos do sul.

Estudiantes: Orión, Mercado, Roncaglia, Ré, Nelson Benítez; Maxi Núñez, Darío Stefanatto, Gabriel Peñalba, Pablo Barrientos; Juan Pablo Pereyra e Gastón Fernández. Téc: Eduardo Berizzo.

Cruzeiro: Fábio, Pablo, Gil, Victorino e Gilberto; Leandro Guerreiro, Henrique, Éverton e Roger; Thiago Ribeiro e Wallyson. Téc :Cuca

Curiosidade da partida: Estudiantes (2 vezes), San Lorenzo, Boca Juniors e Vélez Sarsfield. Nos últimos 4 anos o Cruzeiro encarou 5 partidas na Argentina e conseguiu 2 empates e 3 derrotas. Hora de quebrar o tabu.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.