Pré-jogo: Cruzeiro X Vasco (Para seguir firme na briga pela taça)


Salve nação celeste! Depois de uma semana em que só se falou da arbitragem de Sandro Meira Ricci na partida contra o Corinthians finalmente chegou a hora de vez o Cruzeiro entrar em campo novamente.

O desafio de conquistar o Brasileirão ficou mais complicado, mas os jogadores prometem lutar até o fim e a torcida comprou o discurso. Com Arena do Jacaré lotada e recorde de público, a expectativa é de festa nas arquibancadas e de muita força mandada ao elenco cincoestrelas pela nação azul presente no estádio e espalhada pelo mundo.

Em jogo também estará a possibilidade de carimbar a vaga para a 4ª Libertadores seguida, feito até hoje só alcançado pelo São Paulo entre as equipes brasileiras. Uma vitória eno máximo um empate do Botafogo contra o Inter no Engenhão eo Cruzeiro se garante na fase de grupos da competição continental em 2011 ganhando ainda mais motivação para as duas rodadas finais.

A presença de Montillo e Fabrício após sentirem dores durante a semana também anima todos os cruzeirenses e garante um Cruzeiro forte em campo, mesmo com as ausências dos suspensos Gil e Gilberto, expulsos na última partida.

Do outro lado do campo estará um Vasco sem motivação no campeonato, mas que promete não facilitar. Nem mesmo a rivalidade com o Fluminense, nem de longe uma das maiores do país, é garantia de vida tranquila neste domingo.

O Vasco não se acertou ao longo da temporada, mas sempre foi um rival complicado para os adversários. O conjunto vascaíno não deu liga, mas peças importantes se destacaram ao longo da temporada como o zagueiro Dedé, o meia Zé Robertoe o atacante Éder Luís e devem ser olhados com atenção.

Com arquibancadas lotadas e motivação de sobra, porém, o Cruzeiro não pode aceitar que o Vasco freie as pretensões celestes no campeonato. Jogando em casa a obrigação é vencer. E vencendo, seguir firme em busca do Brasileirão 2010!

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Gil, Leo e Gilberto; Marquinhos Paraná, Fabrício, Henrique e Montillo; Wellington Paulista e Thiago Ribeiro. Téc: Cuca.

Vasco: Fernando Prass, Fagner, Cesinha, Dedé e Diogo; Rafael Carioca, Renato Augusto, Zé Roberto e Carlos Alberto; Jonathan e Eder Luis. Téc: P.C. Gusmão.

Curiosidade da partida: O Vasco não costuma fazer frente ao Cruzeiro quando o assunto é Campeonato Brasileiro em partidas com mando de campo celeste. Ao menos é o que diz o retrospecto.

Em 21 partidas foram 9 vitórias do Cruzeiro contra 4 vascaínas, fora 8 empates. O Cruzeiro marcou 35 gols e sofreu 21.

 

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.