Pré-jogo: Cruzeiro X Santos (Para despedir do Mineirão com uma vitória)


Salve nação celeste! Última partida no Mineirão antes da reforma para a Copa de 2014, a partida entre Cruzeiro X Santos tinha tudo para ser umduelo dosmais interessantes há algumas semanas atrás.

A eliminação do Cruzeiro na Libertadores e a vertiginosa queda de rendimento da equipe que, ainda por cima, não contará com as presenças dos suspensos Leonardo Silva eWellington Paulista, alémdo lesionado Kléber, no entanto,minaram a confiança de boa parte da torcida celeste de que o time azul possa protagonizar um grande embate contra o futebol sensação da equipe do Santos.

Reconhecer que o momento não favorece a equipe celeste, entretanto, não torna a missão de parar o time da Vila impossível. Antes disso, chama a atençãopara aresponsabilidade dos jogadores cruzeirenses de ter uma postura diferente das últimas partidas para não sair de campo com uma nova derrota e deixar os líderes do campeonato se afastarem.

Todos sabemos que o time paulista chega forte à Belo Horizonte e tem peças como Paulo Henrique Ganso e Neymar que são capazes de decidir um jogo em lampejos de genialidade. Se, por um lado, isto torna a partida complicada, por outro tem potencial para contribuir com o trabalho de reconstrução que o Cruzeiro pleiteia para se firmar como um candidato real ao título brasileiro.

A noite desta quarta-feira promete ainda novos protestos contra a diretoria celeste. Toda pressão neste momento é válida para que o processo de reformulação da equipe aconteça e que o trem azul retome o trilho das vitórias. Todavia, durante 90 minutos vamos nos lembrar que é nossa despedida do Gigante da Pampulha. Durante 90 minutos vamos jogar com o time e empurrar o Cruzeiro para uma despedida de gala da nossa casa. A geral, por tantos serviços prestados, merece esta vitória não é mesmo?

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Gil, Thiago Heleno e Diego Renan; Fabinho (Fabrício), Henrique, Marquinhos Paraná e Roger; Thiago Ribeiro e Eliandro. Técnico: Adílson Batista.

Santos: Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Rodriguinho, Wesley, Marquinhos e Paulo Henrique Ganso; Neymar e André. Técnico: Dorival Júnior.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Santos se enfrentaram 17 vezes com mando de campo celeste pelo Brasileirão e a vantagem no retrospecto é azul apenas no número de golsmarcados, 25 do Cruzeiro e 21 do Santos.

Foram 5 vitórias para cada lado, além de 7 empates. O último deles foi no ano passado, quando Cruzeiro e Santos se enfrentaram no encerramento do primeiro turno e a partida terminou em 0 a 0.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.