Pré-jogo: Cruzeiro X Santos (Analisando o Santos)


Esquema: O Santos, do treinador Muricy Ramalho, é o décimo primeiro colocado na competição e já vivenciou os três diferentes possíveis resultados. Apenas quando jogou com o time titular que a vitória foi conquistada. Nesse sábado, por conta da Libertadores, o time santista será, novamente, o reserva. A provável escalação, que usará o esquema 4-3-3, será: Aranha, Bruno Aguiar, Rafael, Vinícius e Alex Sandro; Charles, Possebon e Roger Gaúcho; Rychely, Borges e Tiago Alves.

Pré-jogo: Cruzeiro X Santos (Analisando o Santos)Destaque individual: Borges. O atacante pode nem ser tão alto, mas tem uma boa presença de área e perturba. Na sua estréia pelo Santos, que ocorreu na última rodada, o atacante marcou dois gols e deixou uma boa impressão. Todos o conhecem. Destacou-se no São Paulo recentemente, mas, assim como no Grêmio, não possuía uma relação amistosa com a comissão técnica, o que culminou na sua dispensa.

Fique de olho: O time reserva perde, e muito, na qualidade técnica para o time titular, principalmente no quesito toque de bola. Mas uma característica que é bastante visível nos dois times é a velocidade. O uso de jogadores da base fortalece bastante essa característica e o olho tem que ficar aberto. O esquema 4-3-3 pode ser um divisor de águas: ao mesmo tempo em que pode “facilitar” a penetração do Cruzeiro, pode também deixar o time mineiro vendido nos contra-ataques. Toda atenção é pouca!

Mapa da mina: Sorte que o Santos ainda está na disputa da Libertadores. O momento do Cruzeiro é difícil dentro de campo e esse time reserva do Santos pode vim a calhar. O time titular certamente complicaria mais a partida. E esse é o perigo: o time reserva não deixa outra opção a não ser a vitória, e ela não vindo em um momento delicado como esse seria grave, e representaria um mergulho do Cruzeiro na tabela. Não quer dizer que ganharemos o jogo por conta disso, mas que temos tudo para ganhar, isso temos!

Curiosidade: Nesse jogo o Cruzeiro estreará seu novo uniforme. Lindo como poucos, a camisa trás uma justa homenagem ao Palestra Itália, que foi a raiz do que o Cruzeiro é hoje. A cor verde, embora desagrade alguns, é um baita presente.

Mauro Jr (@maurojuniorr), 19, é estudante de Ciências Sociais pela UFV e cruzeirense antes mesmo de ter alguma formação física, ainda dentro do útero. Escreve para sites na internet desde o ano de 2008, quando tinha apenas 16 anos. Considera a tática de um time primordial para o progresso e é disso que ele fala aqui no site Guerreiro dos Gramados.