Pré-jogo: Cruzeiro X Ponte Preta (Secar os tricolores e depois fazer o dever de casa)


O Cruzeiro: pisará no gramado do Independência neste domingo já sabendo qual posição ocupará no campeonato ao final da 14ª rodada e se o G-4 poderá ser alcançado já neste fim de semana.

Ao entrar em campo para enfrentar a Ponte Preta, a Raposa já terá conhecimento dos resultados de Fluminense (enfrenta o Coritiba em Curitiba) e do Grêmio (enfrenta o Bahia em Porto Alegre) e certamente terá que lidar com a euforia da torcida caso os tricolores tenham tropeçado e o G-4 esteja dependendo apenas dos próprios esforços cinco estrelas.

Time que quer pensar grande, no entanto, não pode se assustar com estas pressões, especialmente atuando em casa. Contando com todo o time titular a disposição (apenas Ceará é dúvida, mas deve jogar), Roth deverá armar o Cruzeiro para buscar a vitória e nenhum torcedor azul espera menos que os 3 pontos neste domingo.

A Ponte Preta: não faz uma campanha desastrosa, mas já está a 4 rodadas sem ganhar e tem números para lá de modestos atuando fora de casa (1 vitória, 2 empates e 3 derrotas).

A Macaca, no entanto, ocupa um posto intermediário na classificação (10º lugar) e conta com alguns jogadores que costumam incomodar, como o atacante Roger, e a ausência de pressão por bons resultados para poder jogar fechadinha e buscar o contra-ataque.

Em um cenário como esse, ao Cruzeiro cabe se resguardar na defesa para não tomar sustos desnecessários, mas impor sua força como mandante. Favoritismo sempre é bom, porém nunca valeu vitória de véspera.

Escalações:

Cruzeiro: Fábio, Ceará (Marcelo Oliveira), Leo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Charles, Tinga e Montillo; Wallyson e Borges. Téc: Celso Roth.

Ponte Preta: Roberto; Cicinho (Gerônimo), Tiago Alves, Gustavo e Uendel; Baraka, Somália, Lucas (Cicinho) e Marcinho; Rildo e Roger. Téc: Gilson Kleina.

Arbitragem: Edivaldo Elias da Silva, auxiliado por Rodrigo Pereira Jóia e Ivan Carlos Bohn.

Horário e local: Estádio Independência, Belo Horizonte (MG). Domingo,04 de agosto às 18:30.

Competição: Campeonato Brasileiro, 14ª rodada.

Retrospecto: Em 8 jogos disputados entre Cruzeiro e Ponte Preta com mando de campo cruzeirense pelo Campeonato Brasileiro, o retrospecto não deixa dúvidas sobre quem costuma levar vantagem.

Quando atuou em seus domínios, a Raposa venceu 5 partidas, empatou 2 e perdeu apenas 1 vez para a Macaca. O time celeste marcou 21 gols e sofreu somente 7.