Pré-jogo: Cruzeiro X Palmeiras (Fazer a nossa parte e acreditar! Quem sabe não dá certo?)


Salve nação celeste! Domingo de decisão no futebol brasileiro. Os olhares do Brasil inteiro estarão no Engenhão e no Serra Dourada acompanhando a disputa pelo título nacional entre Fluminense e Corinthians. Para o Flu, basta uma vitória para ficar com o caneco. Já para o Corinthians, é necessário vencer e que o Flu não vença para faturar o Brasileirão.

Passamos a semana inteira ouvindo isto não é verdade? Parece que o Brasil se esqueceu de nós e não adianta esconder. Quando a bola rolar às 17 horas por todo o país apenas 8 milhões de pessoas, nós, os cruzeirenses,estarão com sua atenção voltada ao que acontece na Arena do Jacaré. Mas vai que, de repente, Montillo acerta um belo lançamento e Wellington Paulista acaba com a seca de gols e coloca o Cruzeiro na frente contra o Palmeiras logo no início da partida?

A notícia correrá pelo país. O Engenhão se enervará. No Serra Dourada a pressão cairá sobre o Corinthians. A taça estará, nem que seja por alguns instantes, emnossas mãos. Todos lembrarão que existimos. A Arena ficará em festa. E a partir daí quem conterá a mística camisa celeste?

Nossas taças sempre foram assim. Improváveis! Quem diria que bateríamos o Santos de Pelé em 1966?Que iríamos nos classificar na Libertadores de 1997 após perder as 3 primeiras partidas? Que derrotaríamos o Palmeiras/Parmalat em 1996? Que viraríamos contra o São Paulo em 2000faltando 15 minutos? Foi superandotodas as adversidades que o Cruzeirogarantiuuma boa parte das taças que hoje enfeitam agaleria de troféus do time brasileiro maisvitorioso do século XX.

A história acimase desenhacomo missão impossível, mas para as cinco estrelas que carregamos no peito nem o espaço é inalcançável.Aos mais de 18 mil torcedores que terão a honra de empurrar o time na Arena do Jacaré, a tarefa é de fazer os 11 guerreiros em campo acreditarem.Que o alto-falante anuncie o que anunciar, a batalha só acabará quando os juízes apitarem o fim de cada partida.

Nosso adversário não serádos mais complicados. Desanimado e sem perspectivas, o Palmeiras mandará ao gramado um amontoado de jogadores reservas e juniores, pois 16 atletas do elenco já estão de férias. O time rival não terá entrosamento e nem motivação para conseguir enfrentar o Cruzeiro. Para nós, bastará se impor como tantas vezes neste campeonato e conseguirmos a vitória.

O time contará com força quase total. Das presenças constantes neste Brasileirão apenas Fabrício eJonathan não estarão à disposição. A ausência de Fabrício, porém , abriu espaço para que Roger se firmasse como titular e neste domingo o armador celeste terá mais uma oportunidade de mostrar que honra o manto azul.

E assim entraremos em camponeste domingo. Sonhando.Estaremos concentrados em fazer a nossa parte! E faremos! Até o fim estaremos acreditando! Quem sabe não dá certo?

Cruzeiro: Fábio; Rômulo, Gil, Leo e Diego Renan; Henrique, Marquinhos Paraná, Roger e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Técnico: Cuca.

Palmeiras: Bruno; Leandro Amaro, Gualberto e Fabrício; Vítor, Fernando, Patrik, Bruno Turco e Rivaldo; Vinícius e Dinei. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Curiosidade da partida: O retrospecto entre Cruzeiro e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiroem partidas com mando de campo celeste é amplamente favorável ao time celeste.

Em18 jogos foram 10 vitórias celestese apenas 3 do Palmeiras, além de 5 empates. O Cruzeiro marcou 26 gols e sofreu apenas 11.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.