Pré-jogo: Cruzeiro X Palmeiras (Depois de tropeços gaúchos, vitória vale nova aproximação ao G-4)


O Cruzeiro: joga neste domingo contra o Palmeiras já sabendo que se aproximará de forma clara do G-4 do Campeonato Brasileiro em caso de vitória.

Os tropeços de Internacional e Grêmio no sábado abriram caminho para que a Raposa ultrapasse o Colorado na tabela e fique apenas com um ponto de desvantagem em relação ao Tricolor gaúcho, mas para isso acontecer, derrotar o alviverde paulista é fundamental.

Ciente da má atuação da linha ofensiva da Raposa nas últimas rodadas, Celso Roth esboçou o retorno de Wallyson à linha de frente celeste, mas a presença do velocista no time titular ainda não é certa. Mais incerta ainda, porém, é a formação da defesa, uma vez que Ceará, Mateus e Rafael Donato são todos dúvidas para a partida.

Independente da composição do time titular, no entanto, o Cruzeiro precisa de uma vitória para espantar a desconfiança que vem pairando sobre a equipe em função das últimas atuações. Chance como essa, principalmente pela oportunidade de voltar à briga pela Libertadores, não pode ser desperdiçada.

O Palmeiras: por sua vez, precisará surpreender o Cruzeiro em Belo Horizonte para garantir que não terminará a rodada no Z-4 do Brasileirão.

Com o título da Copa do Brasil, a equipe paulista já tem vaga garantida na Libertadores 2013, mas se manter na primeira divisão é, obviamente, considerado uma obrigação dos alviverdes e, devido a isso, se afastar da zona de rebaixamento o mais rápido possível é a meta imediata dos palmeirenses.

A missão palmeirense, entretanto, é dificultada pela presença de desfalques importantes como Valdivia, Marcos Assunção e Wesley, todos lesionados, além de Juninho, suspenso. Sem a maior parte de seus principais valores, o time alviverde não assusta tanto, mas a pressão sobre o Cruzeiro pela vitória fica ainda maior.

Escalações:

Cruzeiro: Fábio; Ceará (Diego Renan), Mateus (Thiago Carvalho), Rafael Donato (Victorino) e Diego Renan (Marcelo Oliveira); Leandro Guerreiro, Charles, Willian Magrão (Tinga) e Montillo; Wellington Paulista (Wallyson) e Borges. Téc: Celso Roth.

Palmeiras: Bruno; Artur (Cicinho), Wellington, Leandro Amaro e Fernandinho; Henrique, Márcio Araújo, João Vítor e Daniel Carvalho; Mazinho e Obina. Téc: Luiz Felipe Scolari.

Arbitragem: Fabrício Neves Correa, auxiliado por Roberto Braatz e José Eduardo Calza.

Horário e local: Estádio Independência, Belo Horizonte (MG). Domingo, 29 de julho às 18:30.

Competição: Campeonato Brasileiro, 13ª rodada.

Retrospecto: O Cruzeiro tem retrospecto amplamente favorável contra o Palmeiras em partidas disputadas com mando de campo celeste pelo Campeonato Brasileiro.

Em 20 partidas, a Raposa venceu 11, empatou 6 e perdeu apenas 3 vezes. O time celeste marcou 29 gols e suas redes foram balançadas somente 13 vezes.