Pré-jogo: Cruzeiro X Guarani (O reencontro com a Arena do Jacaré)


Salve nação celeste! Nesta quarta-feira o Cruzeiro retornará a disputar uma partida pelo Campeonato Brasileiro na cidade de Sete Lagoas, mais precisamente na Arena do Jacaré.

Enquanto atuouem Sete Lagoas o time não foibem.O campo nãoagradou aos jogadores celestes e as exibições foram fracas, emborao clube tenha saído invicto do estádio após 3 jogos. Vitórias sobreGoiás eAtlético-MGe empate com oGrêmio.A insatisfação dos atletas com o gramado, entretanto, motivou o Cruzeiro a mudar de casa e realizar dois jogos em Ipatinga, onde apenas empatou com o Grêmio Prudente e perdeu para o Vitória.

O Cruzeiro seguiu para Uberlândia, conseguiu 3 vitórias e,de quebra, entrou de vez na briga pelo título atuando em um estádioque agradou aos jogadores.A diretoria, no entanto,resolveu retornar à Arena do Jacaré, pois a expectativa de público para a partida não compensaria o deslocamento até o Triângulo e o time celeste terá a missão de enfrentar a dificuldade de atuar em Sete Lagoas, Fabrício disse que o gramado segue ruim,para seguir embalado na luta pela taça.

O adversário é complicado. O Guarani faz bela campanha e ocupa a 7ª colocação do Brasileirão. Sonhar com Libertadores ainda é muito para os bugrinos, embora sejam os campineiros os mais bem colocados entre os clubes que não estão entre os que obteriam vaga para a competição neste momento. Surpreendendo seus adversários com um futebol ofensivo, o Guarani tem potencial para complicar as pretensões do Cruzeiro no Brasileirão.

Time que quer ser campeão, entretanto, não pode escolher gramado ou adversário. O Cruzeiro vem de uma boa sequência de bons resultados e enfrentará um adversário que tem seus pontos fracos. O principal deles é a ausência do atacante Roger, antiga referência na linha ofensiva enegociadocom o exterior. Sem seu principal destaque, o Guarani não amaeça tanto quanto antes.

O Cruzeiro, no entanto, também tem seus problemas. Fábio, com uma lesão no dedo mínimo da mão esquerda, é dúvida, mas deve jogar. Jonathan, Diego Renan, Marquinhos Paranáe Roger são desfalques certos por suspensão e Leonardo Silva, Caçapa eRobert seguem se recuperando de lesões.

A aposta na qualidade do elenco é o triunfo do Cruzeiro para superar a lista de desfalques que pode chegar à 8 caso Fábio seja cortado. Nos últimos jogos a situação não foi diferente e o time correspondeu. Com retornos importantes, como os de Montillo e Wellington Paulista, o time cinco estrelas tem força suficiente para mais uma vitória.

Cruzeiro: Fábio (Rafael); Rômulo, Leo, Edcarlos e Pablo; Fabrício, Henrique, Everton (Gil) e Montillo; Wellington Paulista e Thiago Ribeiro. Téc: Cuca.

Guarani: Douglas; Fabão, Aislan (Maycon) e Ailson; Rodrigo Heffner, Renan, Paulo Roberto, Geovane e Marcio Careca; Mazola e Ricardo Xavier. Téc: Vágner Mancini.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Guarani se enfrentaram 15 vezes com mando de campo celeste pelo Brasileirão.

Com 7 vitórias em 15 jogos, a vantagem no confronto é cruzeirense. Foram ainda 4 empates e 4 vitórias do Guarani. O Cruzeiro marcou 20 gols e sofreu 14.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.