Pré-jogo: Cruzeiro X Grêmio Prudente (Hora de chegar no primeiro escalão)


Salve nação celeste! A rodada do Brasileirão começou sorridente para o Cruzeiro. A derrota do Avaí rendeu ao time celeste uma posição e com o adiamento da partida do Inter contra o Santos para uma data futura o Cruzeiro passou a depender só dele para alcançar uma vaga no G-4 neste domingo.

Uma vitória sobre o Prudente significa muito, portanto. É a declaração de força do Cruzeiro de que irá brigar entre os primeiros e a afirmação na disputa pelo título, principalmente se Fluminense e/ou Corinthians tropeçarem e o Ceará abrir caminho para o Cruzeiro alcançar a 3ª posição.

De nada adiantam estas contas, no entanto, se o Cruzeiro não vencer. Desde a volta da Copa, será a primeira vez que o Cruzeiro entrará em campo com favoritismo claro, contando ainda com a vantagem de jogar em um gramado melhor do que o que encontrava em Sete Lagoas, além de enfrentar um adversário com desfalques importantes. Tudo isto cria um cenário de um jogo em que nada que não seja a vitória interessa, principalmente no momento de afirmação pelo qual o Cruzeiro passa na competição.

Com Thiago Ribeiro e Gil suspensos, o time entrará em campo com duas novidades em relação ao que venceu o Atlético-MG no último domingo. Robert e Caçapa são os nomes, o que a princípio não sugere perda de qualidade. Cruzeiro não tem desculpas para um tropeço.

Jáo Grêmio Prudente vem a Minas como franco atirador. Após o empate contra o Atlético-MG na quarta-feira, o goleiro Giovanni declarou que o Cruzeiro era mais time e que a missão em Ipatinga seria complicada para o time do interior paulista. Sinal de respeito e de que não devemos encontrar um adversário que venha com tudo em busca de uma vitória, ou seja, sabendo se impôr, o time celeste conseguirá garantir os 3 pontos.

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Edcarlos, Cláudio Caçapa e Diego Renan; Fabrício, Marquinhos Paraná, Henrique e Everton; Robert e Wellington Paulista. Téc: Cuca.

Grêmio Prudente: Giovanni; Paulo César, Paulão, Flávio Boaventura e Diego; Rodrigo Mancha, João Vítor, Carlos Eduardo e Deyvid Sacconi; Wesley e Rafael Martins. Téc: Toninho Cecílio.

Curiosidade da partida: Será o primeiro duelo entre as equipes desde a mudança de nome do adversário de Grêmio Barueri para Grêmio Prudente.

No entanto, as equipes chegaram a se enfrentar no ano passado pelo Brasileirão e o antigo Barueri soube surpreender e vencer o Cruzeiro no Mineirão por 4 a 2.

A vingança celeste veio no 2º turno quando o Cruzeiro bateu o adversário em seus domínios por 1 a 0.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.