Pré-jogo: Cruzeiro X Deportes Tolima (Classificação pertinho de se concretizar)


Salve nação celeste! Na mesma Libertadores em que a maioria dos brasileiros anda fazendo feio, e também contas para se manter na competição, o Cruzeiro terá nesta quarta-feira uma chance de ouro de praticamente garantir sua classificação para as oitavas-de-final faltando ainda duas rodadas para o fim da primeira fase.

O time celeste entrará em campo em busca dos 10 pontos que só não serão suficientes para garantir a classificação caso ocorra uma combinação improvável de resultados nos jogos restantes do grupo. A responsabilidade de vencer, entretanto, está longe de pesar sobre os ombros dos jogadores cruzeirenses.

O time teve até aqui atuações magistrais na Arena do Jacaré nesta Libertadores e a expectativa de que o filme se repita é ainda justificada pela repetição da mesma equipe que goleou o Estudiantes na estreia.

Gilberto estará de volta à lateral-esquerda, garantindo a segurança que Diego Renan ficou devendo, e Wellington Paulista de volta ao ataque barrando Thiago Ribeiro em uma decisão do técnico Cuca que muitos torcedores não concordam (e eu me incluo entre eles).

O adversário, porém, já mostrou que tem qualidades e já surpreendeu muita gente neste ano com boas atuações fora de casa. Os colombianos conseguiram empatar com o Corinthians no Pacaembú e resistiram bravamente ao Estudiantes em La Plata perdendo por apenas 1 a 0.

A situação do Tolima, no entanto, já não é mais a mesma. O clube perdeu as últimas 3 partidas pelo campeonato nacional e, com problemas de lesão, enviou apenas 16 jogadores para a partida. Os destaques Medina e Santoya, porém, são presença garantida e terão que ser vigiados de perto.

Na nossa casa, entretanto, quem tem que se impor é o Cruzeiro e a torcida deve empurrar o time para cima do Tolima. Mesmo se a situação se complicar será necessário apoiar. O Tolima não é bobo, mas o Cruzeiro tem tudo para vencer mais uma vez e dar mais razões para torcida comemorar.

Cruzeiro: Fábio; Pablo, Victorino, Gil e Gilberto; Marquinhos Paraná, Henrique, Montillo e Roger; Wallyson e Wellington Paulista. Téc: Cuca.

Deportes Tolima: Anthony Silva; Gerardo Vallejo, Wilmer D. Lucumi (Martínez), Julián Hurtado e Félix Noguera; Cristian Marrugo, Diego Chara, Gustavo Bolívar e Elkin Murillo; Danny Santoya e Wilder Medina. Téc: Hernán Torres.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Tolima se enfrentarão apenas pela segunda vez na história. O primeiro duelo ocorreu há quinze dias em Ibagué e as duas equipes não saíram do empate pelo primeiro turno do Grupo 7.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.