Pré-jogo: Cruzeiro X Ceará (Só a vitória interessa)


O Cruzeiro: perdeu em Curitiba a chance de recuperar a confiança da torcida e mostrar que a vitória sobre o Avaí não tinha sido apenas uma ilusão. Contra o Ceará, porém, a nação celeste não quer nem saber e trata a vitória como obrigação.

Nada contra o alvinegro nordestino, mas a Raposa já desperdiçou pontos demais na competição e, se não vencer, começará a se aproximar da turma da rabeira no campeonato o que, todos sabemos, não é o lugar do Cruzeiro.

Convicto de que a equipe vem fazendo boas partidas, mas perdendo nos detalhes, Joel deve repetir o time que jogou contra o Atlético-PR realizando apenas duas mudanças. O retorno de Gil a zaga, livre de suspensão (só não definiu ainda quem sai) e a entrada de Ortigoza no lugar de Anselmo Ramon, expulso na última partida.

O Ceará: que não tem nada com os problemas do Cruzeiro com certeza vem disposto a aprontar. A equipe empatou com o líder Corinthians no Pacaembu e surrou o Grêmio no Presidente Vargas na última rodada e está com a confiança nas alturas.

O bom momento, no entanto, não costuma subir a cabeça destas equipes menos badaladas e dificilmente veremos um Ceará atacando a todo instante. A linha de frente cearense, porém, é forte e jogadores como Thiago Humberto, Ovaldo e Marcelo Nicácio já deram mostras mais que suficentes neste campeonato de que complicam sempre que conseguem liberdade para atuar.

O único desfalque da equipe nordestina será o zagueiro Diego Sacoman, lesionado. Em compensação, o Ceará contará com o retorno da dupla de volantes titular Heleno e Michel ao time.

Expectativa sobre o jogo: O Ceará não chega a ser aquele adversário capaz de aumentar a confiança da torcida em caso de vitória, mas a condição do Cruzeiro no campeonato torna qualquer resultado diferente da vitória inadimissível.

O técnico Joel voltou a corda bamba e sabe que um tropeço deve lhe custar o cargo. Ciente desta situação, deve colocar o Cruzeiro para cima desde o apito inicial e buscar pressionar o rival para conseguir os 3 pontos.

O Ceará, por sua vez, deve aproveitar a qualidade dos seus homens de frente e a força no apoio do lateral Boiadeiro para emendar um contra-ataque e tentar complicar a vida do Cruzeiro. Jogo tende a ficar tenso se o gol do Cruzeiro demorar a sair ou o adversário sair na frente no marcador.

Escalações:

Cruzeiro: Fábio; Vitor, Gil, Leo (Naldo), Diego Renan; Fabrício, Marquinhos Paraná, Roger e montillo; Wellington Paulista e Ortigoza. Téc: Joel Santana.

Ceará: Diego, Boiadeiro, Fabrício, Anderson Luís (Edmilson) e Egídio; Michel, Heleno, Rudnei e Thiago Humberto; Osvaldo e Marcelo Nicácio. Téc: Vágner Mancini.

Arbitragem: Nielson Nogueira Dias auxiliado por Jossemmar Diniz Moutinho e Clóvis Amaral da Silva.

Horário e local: Parque do Sabiá, Uberlândia (MG). Sábado, 19 de agosto, às 18:00

Competição: Campeonato Brasileiro, 18ª rodada

Retrospecto: O Cruzeiro tem um retrospecto extremamente favorável nas partidas contra o Ceará com mando de campo da Raposa pelo Brasileirão.

Tudo bem que o encontro só ocorreu duas vezes nesta condição, mas o Cruzeiro pode se gabar de ter vencido as duas partidas e, ainda por cima, ter marcado 8 gols e não ter sofrido nenhum.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.