Pré-jogo: Cruzeiro x Ceará (Pela outra “vaga”)


O Cruzeiro: não tem mais grandes pretensões no Campeonato Brasileiro. Podendo chegar no máximo aos 67 pontos e com o Palmeiras tendo 62 faltando ainda 8 jogos para a equipe alviverde, a chance de título celeste é próxima de zero e a conquista da vaga na fase de grupos da Copa Libertadores já está assegurada pela conquista da Copa do Brasil.

Ainda assim, o time cinco estrelas busca motivação na competição e passa a mirar uma subida na classificação em busca de uma nova “vaga” na Libertadores, desta vez pela presença no G-6. Que, além de valor simbólico, garante uma maior premiação ao time pelo desempenho no campeonato.

É em função desse objetivo que Mano Menezes deverá mandar a campo mais uma vez o que tem de melhor a disposição no elenco. A única dúvida fica por conta da presença ou não de Arrascaeta, mais desgastado após servir à seleção uruguaia na última data FIFA, no time titular.

O Ceará: voltou a zona de rebaixamento após esboçar uma reação, mas segue vivo na disputa para permanecer na Série A em 2019.

Precisando vencer para deixar o Z-4 no momento em que terá o mesmo número de jogos que os rivais, a equipe alvinegra certamente terá o cuidado de não acreditar que o duelo desta quarta é o último da competição e talvez até se contentar com um empate. Afinal, a briga continua pelas próximas oito rodadas.

Sem Samuel Xavier, um dos destaques da equipe e que estará suspenso, o técnico Lisca, que será substituído por Marcelo Rospide no campo, aposta no faro de gol de Artur para surpreender a Raposa e conquistar um bom resultado em Belo Horizonte.

Cruzeiro: Fábio; Edilson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves e Rafinha (Arrascaeta); Barcos. Téc: Mano Menezes.

Ceará: Éverson; Arnaldo (Fabinho), Tiago Alves, Luiz Otávio e Felipe Jonathan; Ricardinho, Edinho, Richardson e Juninho Quixadá; Calyson, Arthur e Leandro Carvalho. Técnico: Marcelo Rospide (Lisca suspenso).

Horário e Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG). Quarta-feira, 24 de Outubro de 2018 às 19:30.

Motivo: 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza (SP), auxiliado por Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP)

Transmissão: PFC.

Retrospecto: O Cruzeiro tem um retrospecto extremamente favorável nas partidas contra o Ceará com mando de campo da Raposa pelo Brasileirão.

Tudo bem que o encontro só ocorreu três vezes nesta condição, mas o Cruzeiro pode se gabar de ter vencido as três partidas e, ainda por cima, ter marcado 9 gols e não ter sofrido nenhum.

Por: João Henrique Castro