Pré-jogo: Cruzeiro X Ceará (Arena lotada para triunfo celeste)


Salve nação celeste! Cruzeiro e Ceará se enfrentam na noite desta quarta-feira em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Para o time cinco estrelas o jogo significa muito. Pouco mais da metade do campeonato já foi disputada e a equipe segue firme na briga pela taça. Cada jogo é uma final neste instante e tropeços, especialmente em casa, não costumam ser perdoados.

O empate na última rodada impediu que o Cruzeiro assumisse a vice-liderança, por exemplo, mas após a desastrosa atuação de Heber Roberto Lopes na partida nem é possível culpar a equipe por não ter conseguido a vitória. Em nossos domínios, entretano, o time não pode vacilar.

Para vencer o Vitória o Cruzeiro conta com o mesmo time que empatou com o Botafogo, exceção de Jonathan que será poupado e substituído por Rômulo. Equipe com qualidade mais que suficiente para fazer um bom papel em Sete Lagoas contra um Ceará que chega com desfalques importantes e em má fase no campeonato.

A equipe cearense nem de longe lembra a que derrotou o Cruzeiro no 1º turno e chegou a liderar o campeonato. Em queda livre na tabela, a preocupação dos rivais desta noite passou a ser garantir a permanência na Série A o mais rápido possível e, para isso, arrancar um empate contra o Cruzeiro já estaria de bom tamanho.

Sem Camilo, emprestado pelo Cruzeiro, e o zagueiro Fabrício e o atacante Magno Alves, o Ceará prepara uma verdadeira retranca. Não é o tipo de jogo que o Cruzeiro gosta de encarar, mas o momento não é de vacilar. Roger e Montillo tem a missão de furar o bloqueio defensivo adversário e conduzir o Cruzeiro à vice-liderança na noite desta quarta-feira. Aí, na quinta, um empatezinho entre Fluminense e Atlético garantem ao time cinco estrelas o segundo lugar.

Cruzeiro: Fábio; Rômulo, Leo, Edcarlos e Diego Renan; Henrique, Fabrício, Roger e Montillo; Farías e Thiago Ribeiro. Téc: Cuca.

Ceará: Michel Alves; Anderson, Diego Sacomam, Oziel e Fernandes; Michel, João Marcos, Geraldo e Heleno; Marcelo Nicácio e Misael (Kempes). Téc:Dimas Filgueiras.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Ceará enfrentaram-se apenas uma vez com mando de campo celeste no Campeonato Brasileiro.

A partida foi logo no primeiro ano da competição e o Cruzeiro goleou por 6 a 0. O resultado é a segunda maior goleada do time cinco estrelas e a segunda maior sofrida pelo Ceará na história do campeonato.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.