Pré-jogo: Cruzeiro X Caldense (A temporada 2011 finalmente vai começar)


Salve nação celeste! Dia 05 de dezembro de 2010 foia última vez que vivemos a emoção de ver o time profissional do Cruzeiro atuando por uma partida oficial. Desde então, quase 2 meses se passaram e a saudade de assistir ao esquadrão cinco estrelas em campo bate forte no peito de cada cruzeirense.

Finalmente, no entanto, este problema começará a ser resolvido neste domingo. Tudo bem que será apenas uma partida de estreia no Campeonato Estadual e que ainda será muito cedo para se chegar à algumas considerações definitivas sobre o futuro da equipe na temporada, mas nós não queremos nem saber. O que interessa é vero Cruzeirão jogar.

A base da equipe foi mantida e o Cruzeiro entrará em campo com praticamenteo mesmo time que jogou contra o Palmeiras na última rodada do Brasileirão 2010 sendo a entrada de Gilberto no lugar de Rogera única mudanças do técnico Cuca. (O volante Marquinhos Paraná ainda é dúvida e pode ser substituído por Pedro Ken).

A expectativa de cada torcedor celeste neste domingo é de que a equipe demonstre o mesmo futebol e raça que garantiram o vice-campeonato nacional na temporada passada. Com poucos reforços para comemorar, mas com a manutenção da base, o cruzeirense confia que o time seguirá em 2011 no mesmo embalo da temporada passada.

O adversário, a tradicional Caldense de Poços de Caldas, com certeza respeitará a camisa estrelada e apenas atacará quando se sentir a vontade. Ao Cruzeiro cabe a missão de não deixar isso ocorrer e se impôr em campo mostrando que o time segue, de fato, concentrado na busca dos títulos que por pouco não vieram no ano passado.

Cruzeiro: Fábio, Rômulo, Léo, Gil e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Henrique, Gilberto e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Téc: Cuca.

Caldense: Glaysson,Rafael Dias, Anderson Carvalho, André Alves e Márcio Loyola, Robinho, Maxsuel, Mário e Lê; Mirandinha e Rivaldo. Téc: Paulo Cezar Catanoce.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Caldense puderam soltar o grito de campeão mineiro na mesma temporada.

A história aconteceu no ano de 2002 quando a Federação Mineira de Futebol promoveu um campeonato estadual só com as equipes do interior do estado. A Caldense foi campeã e proclamada campeã mineira.

A FMF, porém, havia previsto a organização de um Supercampeonato Mineiro reunindo a campeã Caldense e o trio de ferro da capital (Cruzeiro, Atlético e América) em um quadrangular final.

O Cruzeiro ficou com a taça, mas apesar de tudo não pode considerar aconquista de 2002 como título estadual.

A FMF considera apenas a Caldense como campeã daquele ano, o único título da Veterana aliás, e que o Cruzeiro detêm apenas 35 estaduais e 1 supercampeonato mineiro.


João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.