Pré-jogo: Cruzeiro X Bahia (Dia de festa)


O Cruzeiro: já não tem mais objetivo no Campeonato Brasileiro do que superar as marcas construídas até aqui. A torcida, no entanto, segue esperando do time boas atuações para coroar a festa pelo tricampeonato.

Após o empate com a Ponte Preta e a derrota para o Vasco, jogos nos quais a equipe pareceu relaxada e sem ímpeto de vencer como antes no campeonato, o torcedor celeste espera para este domingo enfim uma atuação de gala para a partida de entrega da taça.

Ciente disso, Marcelo Oliveira preparou a equipe com o que tem de melhor para esta partida. A exceção de Nilton, machucado e que será substituido por Souza, o time terá em campo os jogadores que foram titulares durante a maior parte da campanha. Bruno Rodrigo, recuperado de lesão, é a principal novidade.

O Bahia: ao contrário do Cruzeiro ainda tem muito com o que se preocupar neste campeonato. A ameaça de rebaixamento é real e quis o destino que, dez anos depois, o Tricolor da Boa Terra encontra-se o Cruzeiro campeão na luta para fugir da Série B.

Diferente de 2003, entretanto, o Bahia não tem a corda tão justa no pescoço. A vitória sobre a Portuguesa na última rodada deu uma tranquilidade aos baianos e mesmo que perca logo mais, é bem provável que o Bahia escape do rebaixamento com uma vitória sobre o Fluminense na última rodada em Salvador.

O time de Cristóvao Borges, porém, não pode se dar ao luxo de esquecer da partida de hoje, pois a ameaça de queda sempre é um dificultador para as vitórias. Sem Wallyson, um dos principais assistentes do time, o Bahia perde força, mas a necessidade de vencer pode ser a arma motivacional para que a equipe faça um bom jogo.

Cruzeiro: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Souza, Lucas Silva, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Dagoberto e Borges. Téc: Marcelo Oliveira.

Bahia: Marcelo Lomba; Fabrício Lusa (Madson), Titi, Demerson e Raul; Fahel, Rafael Miranda, Hélder e Marquinhos Gabriel; William Barbio e Fernandão

Horário e local: Mineirão, Belo Horizonte (MG). Domingo, 01 de dezembro de 2013 às 17:00.

Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), auxiliado por Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Fabiano da Silva Ramires (ES).

Motivo: Campeonato Brasileiro, 37ª rodada. 

Transmissão: PFC. O Guerreiro dos Gramados faz o tempo real da partida pelo twitter @GdosGramados e em suas páginas oficiais no facebook e no google +.

Retrospecto: O Cruzeiro fez 21 partidas contra o Bahia com mando de campo celeste pelo Campeonato Brasileiro e o retrospecto é amplamente positivo.

Foram 15 vitórias, 5 empates e apenas 1 derrota nestas condições. A Raposa marcou 45 gols e sofreu apenas 12.