Pré-jogo: Cruzeiro X Atlético-MG (Domingo de festa da nação azul no Parque do Sabiá)


Salve nação celeste! A ansiedade toma conta do coração de todo mineiro apaixonado por futebol a medida que o clássico Cruzeiro X Atlético-MG se aproxima.

O campeonato de pontos corridos muitas vezes mascara a importância das partidas, mas um olhar atento para a situação dos dois clubes mineiros na tabela deixa claro o que vou argumentar agora. Será um dos Cruzeiro X Atlético mais importantes da história do clássico.

O fato de ser a primeira vez que o clássico será disputado apenas com a torcida do Cruzeiro, por si só, já seria motivo suficiente para tornar o jogo histórico. Após a vitória diante da torcida alvinegra no primeiro turno, o time celeste tem neste domingo a oportunidade de provar qual torcida do estado realmente move o time para as vitórias. Algo que nossos títulos, por si só, já demonstram, mas que pode ser reforçado ainda mais nesta partida.

O Cruzeiro tem ainda a chance de consolidar a liderança da competição, especialmente se o Fluminense não derrotar o Atlético-PR na Arena da Baixada. O Atlético, por sua vez, também tem uma motivação importante afinal após a derrota do Vitória para o Botafogo neste sábado o Galo passou a depender apenas de suas próprias forças para escapar do Z-4.

Queos dois times tem motivos de sobra para desejarem a vitória neste domingo ninguém ousaria questionar. Na última semana, inclusive, os dois times praticamente só pensaram na partida e treinaram almejando o jogo deste domingo.

As duas equipes praticamente contarão com o que tem de melhor para a partida. Apenas o Cruzeiro contará com o importante desfalque de Wellington Paulista no comando do ataque, mas o argentino Farías tem bom retrospecto atuando com Thiago Ribeiro e promete dar conta do recado.

Já o Atlético contará que o goleiro Renan Ribeiro mantenha as recentes boas atuações paraconter o ímpeto ofensivo cinco estrelas. O retorno de Diego Tardelli ao ataque também motiva os atleticanos, mas nada que ameace o favoritismo cruzeirense para a partida.

Por todo este cenário a partida deste domingo ganha ares de importância que o clássico raramente teve e a presença exclusiva da China Azul no Parque do Sabiá é uma promessa de grande festa para a vitória celeste e a arrancada para a taça e o rebaixamento do Galo.

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Caçapa, Edcarlos e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Montillo; Thiago Ribeiro e Farías. Téc: Cuca.

Atlético: Renan Ribeiro; Rafael Cruz, Réver, Werley e Leandro; Zé Luís, Serginho, Renan Oliveira e Diego Souza; Obina e Diego Tardelli. Téc: Dorival Júnior.

Curiosidade da partida: O Cruzeiro tem uma chance de ouro de igualar o retrospecto no clássico contra o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro.

Foram disputadas até este domingo 46partidas com 15vitórias celestes e 16 atleticanas, além de 15 empates. O Cruzeiro marcou 51 gols e sofreu 56.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.