Pré-jogo: Cruzeiro X Atlético-GO (Hora de vencer de qualquer jeito)


O Cruzeiro: está no Z-4! A frase assusta, mas é a realidade do clube celeste após os resultados de sábado que abriram a 31ª rodada do Campeonato.

Pré-jogo: Cruzeiro X Atlético-GO (Hora de vencer de qualquer jeito)Quando entrar em campo neste domingo às 18 horas, o time celeste já saberá o que fazer para não terminar a rodada nesta situação. Caso o Ceará perca, um empate basta. A necessidade de se livrar desta situação, no entanto, exige uma vitória neste domingo independente do que os adversários conquistarem.

Em toda a sua história o Cruzeiro jamais vivenciou tantas partidas sem vitória (já são 11) e o técnico Vagner Mancini promete uma equipe engajada em acabar com este jejum. Sem poder contar com Everton, Charles e Wellington Paulista, o comandante azul deve lançar Diego Renan de titular e ainda tem dúvidas sobre a escalação de Ortigoza ou Farías no ataque e também sobre o esquema tático com três zagueiros ou dois volantes e dois meias.

O Atlético-GO: é um adversário chato. A equipe goiana ocupa o 10º lugar no Brasileirão e já derrubou muita gente grande neste campeonato, mostrando que não pode ser tomada como presa fácil.

Sua campanha fora de seus domínios, no entanto, é bastante discreta. Em 15 jogos como visitante, o Atlético venceu apenas 3 vezes, mas também perdeu pouco (5 vezes). O excessivo número de empates nesta circunstância (7), mostra que o Dragão costuma aceitar o empate fora de casa como um bom resultado.

Com o elenco praticamente todo a disposição (a exceção é apenas o volante Pituca), o Atlético, porém, tem armas suficientes para dificultar a partida. Todo o cuidado é pouco, mas a vitória não pode mais esperar.

Expectativa sobre o jogo: A pressão estará toda sobre o time celeste que precisará ter calma para não deixar o adversário gostar do jogo.

Hélio dos Anjos costuma armar sua equipe para jogar no erro do adversário e o Atlético costuma deixar o adversário jogar, pois raramente tem a maior posse de bola durante a partida. Vítor Júnior costuma municiar Felipe, decisivo no duelo do primeiro turno, e Anselmo, artilheiro da equipe na competição.

Mancini terá que cuidar destas peças e é bem provável que recorra aos três zagueiros para evitar surpresas no começo da partida. Marcar primeiro pode ser fundamental para que a torcida não jogue contra e a pressão sobre os atletas fique mais forte do que já é.

Escalações:

Cruzeiro: Fábio, Vítor, Victorino, Leo, Naldo (Roger) e Diego Renan; Fabrício, Marquinhos Paraná e Montillo; Anselmo Ramon e Farías (Ortigoza). Téc: Vagner Mancini.

Atlético-GO: Márcio; Rafael Cruz, Anderson, Gilson e Thiago Feltri; Agenor, Marino, Bida e Vítor Júnior; Anselmo e Felipe. Téc: Hélio dos Anjos.

Horário e local: Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG). Domingo, 23 de outubro às 18 horas.

Competição: Campeonato Brasileiro, 31ª rodada.

Arbitragem: Wilson Luis Seneme, auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés e Márcio Luiz Augusto.

Retrospecto: Se a fase não é boa, pelo menos o retrospecto contra o Atlético-GO com o Cruzeiro atuando em casa pelo Brasileirão ajuda a aumentar a confiança.

Foram apenas dois jogos realizados nesta circunstância, mas nas duas vezes a Raposa saiu vencedora. De quebra, o time celeste jamais sofreu um gol do Atlético-GO em seus domínios, tendo balançado 5 vezes a rede do Dragão de Goiânia.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.