Pré-jogo: Cruzeiro x Athletic (Tomar a vantagem)


O Cruzeiro: recebe o Athletic no Mineirão nesta terça-feira e precisa da vitória para assumir a vantagem na disputa contra a equipe de São João del-Rey por uma vaga na decisão do Campeonato Mineiro.

Após ficar com a terceira colocação na fase classificatória, a Raposa entra na disputa precisando vencer ao menos uma das partidas e embora ambas estejam programadas para o Gigante da Pampulha, o time celeste sabe que triunfar logo no primeiro duelo é o melhor caminho para pavimentar a classificação.

Com as liberações de Sidnei, Canesin e Machado do departamento médico, o treinador Paulo Pezzolano ganha opções para a partida. A princípio, no entanto, apenas Canesin deve assumir um lugar na equipe titular.

O Athletic: retornou a principal divisão do Campeonato Mineiro após cinquenta e um anos em 2021 e após conquistar a manutenção no Módulo I na última temporada,  realizou em 2022 uma performance histórica com a passagem para as semifinais, inclusive superando o Cruzeiro na classificação da primeira fase.

O segundo lugar na etapa inicial, inclusive, garante ao Esquadrão de Aço o direito de avançar para a decisão mineira com a igualdade no placar após os dois confrontos contra a equipe cinco estrelas. Mas o desafio de segurar a Raposa no Mineirão ao longo de 180 minutos será grande, a começar pelo duelo de ida desta terça-feira.

Comandado pelo ex-jogador Roger Rodrigues, o alvinegro do Campo das Vertentes tem o artilheiro Raphael Lucas, autor de cinco gols, como o grande destaque no ano, além do experiente zagueiro Sidimar liderando o sistema defensivo.

Cruzeiro: Rafael Cabral; Rômulo, Lucas Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira, Fernando Canesin e João Paulo; Waguininho, Vitor Roque e Edu. Téc: Paulo Pezzolano.

Athletic: Pedro; Wallison, Sidimar, Danilo e Vinicius Silva; Diego Fumaça, Wallisson Luiz e Antônio Falcão; Douglas Santos, Alason Carioca e Rafhael Lucas. Téc: Roger Silva.

Horário e Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG). Terça-feira, 22 de Março de 2021 às 20:30.

Motivo: Jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro.

Arbitragem: Felipe Fernandes Lima auxiliado por Celso Luiz da Silva e Ricardo Junio de Souza.

Transmissão: OTempoSports e OneFootball.

Retrospecto: Cruzeiro e Athletic enfrentaram-se uma única vez no Mineirão e a Raposa tem boa memória do confronto.

Pelo Campeonato Mineiro de 2020, a Raposa bateu o Esquadrão de Aço por 1×0, gol de Marcelo Moreno.

Por: João Henrique Castro

Foto: Staff Imagens