Pré-jogo: Corinthians X Cruzeiro (Mais um passo em busca do G-4)


O Cruzeiro: poderia ter retornado ao G-4 no último domingo, mas a vitória do Grêmio sobre o Botafogo impediu a Raposa, que conquistou a segunda vitória seguida no torneio naquele dia, de assumir a quarta colocação.

Se o time celeste, que faz boa campanha até aqui, não ocupa uma posição privilegiada na tabela, a culpa é do período em que o time perdeu três compromissos seguidos e caiu da liderança para a 10ª colocação. O prejuízo foi grande e só com vitórias a equipe cinco estrelas poderá crescer na briga pela Libertadores e até almejar a taça.

O jogo desta quarta é duro e a presença de Borges ainda é incerta. Para piorar, a arbitragem sempre gosta de aprontar quando o Cruzeiro visita o Pacaembu. Todavia, uma boa partida e uma vitória podem deixar ainda mais claro que a ambição do Cruzeiro no campeonato é sim de brigar pelas primeiras colocações.

O Corinthians: começou o Brasileirão dividindo a atenção com a Libertadores e o castigo por menosprezar a competição foi a presença na zona de rebaixamento durante as primeiras rodadas.

A conquista do título continental diminui a pressão por um excelente Brasileiro, mas fugir do rebaixamento era obrigação do time paulista e foi só começar a levar o campeonato a sério que o Corinthians, atualmente na 12ª colocação, iniciou o processo de distanciamento do Z-4.

Os alvinegros já estão a quatro jogos sem perder, mas com exceção da vitória sobre o Flamengo, não vem fazendo atuações das mais convincentes. Nomes como Leandro Castán e Alex deixaram a equipe e o entrosamento tem sido prejudicado, mas o elenco tem peças de qualidade e o Corinthians segue perigoso. E como o apito costuma ajudar no estádio paulista, a missão fica ainda mais complicada.

Escalações:

Corinthians: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Jorge Henrique, Romarinho e Emerson. Téc: Tite.

Cruzeiro: Fábio; Ceará, Léo, Rafael Donato e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Willian Magrão, Tinga e Montillo; Borges (Anselmo Ramon) e Wellington Paulista. Téc: Celso Roth.

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden, auxiliado por Nadine Schram Camara Bastos e Kléber Lúcio Gil.

Horário e local: Pacaembu, São Paulo (SP). Quarta-feira, 25 de Julho às 21:50.

Competição: Campeonato Brasileiro, 12ª rodada.

Retrospecto: O retrospecto entre Cruzeiro e Corinthians em partidas com mando de campo paulista no Campeonato Brasileiro é levemente favorável ao time alvinegro, mas o histórico mostra que a Raposa costuma atuar bem por lá e que costumeiramente a vitória escapa no apito.

Em 25 jogos, o Cruzeiro venceu 8, empatou 7 e perdeu 10. O time celeste marcou 23 gols e sofreu 27. Não fosse o Heber Roberto Lopes em 2005 ou o Ricci em 2010, quem sabe os números não estariam empatados?