Pré-jogo Corinthians X Cruzeiro (Em busca de dias mais tranquilos)


O Cruzeiro: já não vence há dez partidas no Campeonato Brasileiro e precisa urgentemente de uma vitória para aumentar a confiança e, principalmente, afastar a ameaça do rebaixamento que, infelizmente, é real.

Depois da rodada deste sábado e a derrota do Ceará para o Flamengo, um empate é suficiente para que o time celeste não entre na zona de rebaixamento nesta rodada, mas a necessidade de reencontrar a vitória transforma a conquista de 3 pontos como única alternativa para dias mais tranquilos.

Para isto, o Cruzeiro contará com os retornos de Fabrício e Diego Renan que fortalecem a equipe e aumentam as opções para alterar o quadro da partida. A necessidade de uma pegada forte no meio campo, inclusive, deve promover a entrada do volante já como titular no lugar de Roger. Preocupação importante, uma vez que do outro lado do campo estará…

O Corinthians: que é vice-líder do campeonato e precisa vencer para não correr o risco de deixar o Vasco escapar na liderança e outros adversários se aproximarem.

No entanto, se o Cruzeiro conta com alguns retornos, a equipe paulista está cheia de baixas. Adriano, Emerson Sheik, Fábio Santos e Jorge Henrique ficam de fora, apesar das voltas de Ralf e Liédson, que ainda é dúvida para os 90 minutos, certamente fortalecerem o time corinthiano.

Expectativa sobre o jogo: As equipes de Tite costumam esperar o contra-ataque quando atuam fora de casa e costumam atuar abaixo do padrão que apresentam quando jogam em seus domínios.

Sem poder contar com Jorge Henrique, a principal arma de velocidade corinthiana, o técnico paulista deve preparar uma formação para jogar com cautela no erro do adversário, aproveitando-se da qualidade de Danilo e Alex, e da eficiência de William e Liédson na frente.

Cabe ao Cruzeiro, portanto, encaixar bem a marcação desde o apito inicial, o que o sistema com três volantes contribui, e buscar em Montillo, nos laterais e nas subidas dos volantes, aproveitando-se das brechas oferecidas principalmente por Paulinho e pelo lateral Ramon, para levar perigo ao gol de Júlio César.

Escalações:

Cruzeiro: Fábio; Vítor, Leo, Victorino e Everton; Marquinhos Paraná, Fabrício, Charles e Montillo; Wellington Paulista e Keirrison. Téc: Vagner Mancini.

Corinthians: Júlio César; Alessandro, Paulo André, Leandro Castan e Ramon; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Willian e Liedson. Téc: Tite.

Horário e local: Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG). Domingo, 16 de outubro às 16 horas.

Competição: Campeonato Brasileiro, 30ª rodada.

Arbitragem: Pablo dos Santos Alves, auxiliado por Fabiano da Silva Ramires e Fabrício Vilarinho da Silva.

Retrospecto: A torcida cinco estrelas, para aumentar o ânimo para esta partida, pode confiar no retrospecto do confronto entre Cruzeiro e Corinthians quando as duas equipes se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro com mando de campo celeste.

Em 22 partidas, o Cruzeiro venceu 9, empatou 6 e perdeu 7. A equipe mineira marcou 24 gols e sofreu outros 23.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.