Pré-jogo: Ceará X Cruzeiro (Em clima de decisão e em busca da tranquilidade)


O Cruzeiro: fará neste domingo um dos jogos mais importantes de sua gloriosa historiosa. A partida, no entanto, está longe da tradição de conquistas do clube.

A Raposa busca neste domingo afastar de vez o fantasma do rebaixamento e para isso precisa vencer o Ceará, adversário direto na disputa, no Castelão e torcer para que o Atlético-PR não vença o América.

Para esta tarefa o técnico Vágner Mancini conta com todo o elenco a disposição, a exceção do atacante Wallyson,e com a preparação de uma semana para poder triunfar e dar um passo importante nesta ingrata disputa.

O Ceará: também joga o jogo da sua vida e entra em campo aindamais pressionado, afinal uma derrota decreta o rebaixamento da equipe cearense.

Sem poder contarcom oherói Felipe Azevedo, autor dos três gols da vitória sobre o Grêmio no último fimde semana, o Ceará espera que a sua torcida seja a força necessária para conseguiros 3 pontos.

O retrospecto, no entanto, não é favorável e nas últimas quatro partidas em casa o Ceará saiu derrotado. A pressão da torcidatem atrapalhado os jogadores etomara que neste domingo não seja diferente.

Expectativa sobre ojogo: Cruzeiro e Ceará devem fazer uma das partidas mais tensas do campeonato e a não ser que uma das duas equipesabra uma boa vantagem no placar, esta será a configuração da partida durante os 90 minutos.

A dinâmica do jogo dependerá muito da postura do Cruzeiro que em algumas partidas fora de casa aceita que o adversário assuma o controle do jogo.Tomar esta postura, no entanto, pode ser fatal, pois o Ceará joga para cima no Presidente Vargas e mesmo nas últimasderrotas criou muitas chances.

Ao Cruzeiro cabe, portanto, buscar oataque desde o início da partida e a esperança cai mais uma vez sobre Montillo que, mais inteiro que contra o Atlético-PR, tem tudo para ser o motorda Raposa rumo a vitória.

Escalações:

Ceará: Fernando Henrique; Heleno, Fabrício, Daniel Marques e Eusébio; Juca, Michel, João Marcos e Thiago Humberto; Osvaldo e Washington (Roger). Téc: Dimas Filgueiras.

Cruzeiro:Fábio; Marquinhos Paraná, Leo, Victorino e Diego Renan; Fabrício, Charles (Éverton), Leandro Guerreiro e Montillo; Anselmo Ramon (Ortigoza) e Wellington Paulista. Téc: Vágner Mancini.

Horário e local: Estádio Presidente Vargas, Fortaleza (CE). Domingo, 27 de novembro às 17 horas.

Competição: Campeonato Brasileiro. 37ª rodada.

Arbitragem: Wilson Luis Seneme (SP), auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e Emerson Augusto de Carvalho (SP).

Retrospecto: O Cruzeiro, além do Ceará,terá de superar um importante tabu neste domingo. O de nunca ter vencido os cearenses em Campeonatos Brasileiros atuando fora de casa.

Em 4 partidas, foram 3 empates e 1 vitória do Ceará. A Raposa marcou 3 gols e sofreu 4.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.