Pré-jogo: Ceará X Cruzeiro (De olho na ponta do Brasileirão)


Salve nação celeste! Cruzeiro e Ceará farão neste domingo um duelo que pode valer ao vencedor à liderança do Campeonato Brasileiro dependendo do resultado do confronto entre Corinthians X Santos, os outros concorrentes na briga pelo primeiro lugar.

Embora venha devendo uma boa atuação, o Cruzeiro vem conseguindo se manter entre os líderes do campeonato e o objetivo desta partida é justamente permanecer nas primeiras posições. O adversário, porém, irá a campo com o mesmo pensamento e promete usar da força do Castelão para buscar uma vitória.

Ainda invicta na competição, a equipe cearense vem surpreendendo até o momento e contrariando as expectativas de que seria um adversário frágil. Após o bom início de campeonato, o time comandado pelo ex-técnico cruzeirense PC Gusmão vem ganhando corpo e se credenciando para enfrentar os principais time do campeonato.

Não adiantará, portanto, o Cruzeiro entrar em campo pensando que a vitória virá apenas pelo peso da camisa. O Ceará já demonstrou que não é um peso morto no campeonato e, com certeza, não respeitará o Cruzeiro se o time celeste não souber se impôr.

Sem a presença de Fabrício e Diego Renan no time titular, o Cruzeiro tem nesta partida uma boa chance de mostrar um bom futebol e recuperar os créditos com a torcida. De nada valerá a longa invencibilidade fora de casa se o Cruzeiro repetir as fracas atuações recentes. O Ceará saberá fazer um jogo duro. Cabe ao Cruzeiro recuperar o seu jogo e buscar mais uma vitória para terminar a rodada pelo menos na segunda colocação.

Ceará: Diego; Oziel, Fabrício, Anderson e Ernandes; Michel, João Marcos, Careca e Geraldo; Misael e Wellington Amorim. Técnico: Paulo César Gusmão.

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Fernandinho; Fabinho, Henrique, Marquinhos Paraná e Roger; Kléber e Thiago Ribeiro. Técnico: Adílson Batista.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Ceará se enfrentaram apenas 3 vezes com mando de campo da equipe cearense pelo Campeonato Brasileiro.

O último encontro foi em 1979 e as duas equipes empataram em 1 a 1, mesmo resultado dos outros dois confrontos que foram realizados em 1974 e 1972.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.