Pré-jogo: Botafogo X Cruzeiro (Hora de mostrar quem é quem)


Salve nação celeste! Neste sábado Cruzeiro e Botafogo se encontram no Engenhão em confronto direto pelo título do Campeonato Brasileiro.

A vitória é crucial para provar que se tem condições de buscar a taça e, ao mesmo tempo, desferir um duro golpe em um concorrente direto pela conquista. Por isso, a frase proferida por Renato Cajá logo após a derrota do Botafogo para o Goiás se referindo a partida deste sábado faz todo sentido. Cruzeiro e Botafogo é o momento de “mostrar quem é quem”.

Embora um eventual tropeço não elimine as chances de título do Cruzeiro, ninguém deseja que o time celeste saia de campo neste sábado com menos que 3 pontos. 3 pontos que podem valer ao Cruzeiro até mesmo a liderança do campeonato, mas que garantem, no mínimo, que o time seguirá próximo aos primeiros colocados.

Para esta missão o Cruzeiro conta com alguns importantes reforços. Fábio, Jonathan, Diego Renan e Roger voltam ao time e reforçam a equipe que encontrará um Botafogo que conta com importantes retornos também, casos de Herrera e Somália.

Todavia, os botafoguenses já lamentam a ausência do atacante Jóbson, principal articulador dos ataques do time e que por pouco não foi contratado pelo Cruzeiro no início do ano. Além dele, Marcelo Mattos e Marcelo Cordeiro também desfalcam a equipe botafoguense.

A promessa é de um grande jogo no Engenhão. A vitória deve ser buscada a qualquer custo, pois os campeões se sobressaem justamente nos confrontos diretos. Mais do que mostram quem é quem, é a hora de mostrar quem é o Cruzeiro. Time campeão e vencedor. Guerreiro. E a gente não precisa dizer mais nada.

Botafogo: Jefferson, Antônio Carlos, Leandro Guerreiro, Fábio Ferreira; Alessandro, Fahel, Somália, Renato Cajá, Maicosuel e Edno; Loco Abreu. Téc: Joel Santana.

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Leo, Edcarlos, Diego Renan; Fabrício, Henrique, Everton (Gil), Montillo; Thiago Ribeiro e Farías. Téc: Cuca.

Curiosidade da partida: Cruzeiro e Botafogo se enfrentaram 20 vezes com mando de campo alvinegro pelo Campeonato Brasileiro e a vantagem neste cenário é alvinegra.

Foram 9 vitórias do Botafogo, 7 empates e apenas 4 vitórias do Cruzeiro. O time celeste marcou 21 gols e sofreu 28 nestas circunstâncias.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.