Pré-jogo: Atlético-MG X Cruzeiro (Para fazer o Galo pagar o pato)


Salve nação celeste! Cruzeiro e Atlético-MG começam a definir neste domingo o Campeonato Mineiro de 2011.

O momento, é necessário reconhecer, não é bom para o Cruzeiro. Eliminado da Copa Libertadores na última quarta-feira, a equipe sofreu um golpe inesperado e com certeza sentiu o duro baque de uma saída precoce da principal competição sul-americana.

Todavia, as provocações atleticanas, feitas inclusive pelos jogadores adversários, podem (e devem) ser tomadas como estímulo pelos atletas cruzeirenses que, neste momento, tem uma excelente oportunidade de recuperar a confiança da torcida cinco estrelas.

Uma derrota não pode apagar a boa temporada da equipe celeste e nada melhor para mostrar que o time segue forte do que uma vitória sobre o nosso principal rival. Um triunfo já neste domingo, com certeza, já começa a diminuir a desconfiança criada pela eliminação contra o Once Caldas.

O Cruzeiro segue desfalcado de Thiago Ribeiro, mas é possível que Wallyson retorne ao ataque. No banco, Fabrício retorna e é garantia de raça e disposição caso seja acionado durante a partida.

O Atlético-MG, por sua vez, vem com força máxima e conta como fato de ter apenas atleticanos no estádio para tentar vencer e roubar a vantagem de um empate na partida da volta que pertence ao Cruzeiro, dono da melhor campanha na primeira fase.

É fato que o time adversário evoluiu durante a temporada, mas o Cruzeiro ainda tem um time superior. Provar isto em campo é o caminho para ficar já neste domingo mais próximo da taça que permitirá ao time celeste uma preparação tranquila para o Campeonato Brasileiro que começa na segunda metade do mês.

Atlético-MG: Renan Ribeiro; Patric, Réver, Leonardo Silva e Guilherme Santos; Serginho, Fillipe Soutto, Giovanni e Bernard; Mancini e Magno Alves. Téc: Dorival Júnior.

Cruzeiro: Fábio; Pablo, Gil, Victorino e Gilberto; Marquinhos Paraná, Henrique, Roger e Montillo; Ortigoza e Dudu (Wallyson) Téc: Cuca.

Iniciados no ano passado, os clássicos com apenas uma torcida sempre terminaram com a vitória da equipe que não detinha o mando de campo.

Foram realizados 3 jogos e o Cruzeiro venceu o Atlético-MG na partida que contava apenas com torcedores do Atlético enquanto o Atlético venceu as 2 partidas com torcedores cruzeirenses. Hora de empatar a estatística.

Curiosidade da partida: O Cruzeiro entra em campo visando manter o tabu que tomou conta dos clássicos com torcida única ocorridos em Minas Gerais.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.